Ação integra os "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher"
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança o vídeo institucional “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, em alusão ao Dia do Laço Branco, que ocorre em 6 de dezembro. A data marca a mobilização internacional voltada ao engajamento masculino na prevenção da violência de gênero.
O vídeo preparado pela Secretaria de Comunicação traz os lutadores Ismael e Gabriel Bonfim, reconhecidos pelas trajetórias no esporte e admirados pelo público jovem. A produção mostra que a verdadeira força de um homem está em respeitar as mulheres, além de ter como foco a mobilização e conscientização de homens e jovens em torno da construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.
A coordenadora do Núcleo de Gênero (NG), promotora de justiça Adalgiza Aguiar, ressaltou que instituições de todo o país estão aderindo à Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. “O Ministério Público não poderia ficar de fora. No Distrito Federal, temos um papel central no enfrentamento à violência de gênero. É fundamental reconhecer que esse não é um tema apenas das mulheres, é também uma pauta dos homens. Por isso, é fundamental que os homens sejam parceiros, se responsabilizem e se engajem ativamente na construção de uma sociedade livre de violência”, destacou.
Campanha do Laço Branco
Presente em mais de 55 países, a Campanha do Laço Branco é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. Nesse sentido, no dia 9 de dezembro, o NDH vai fazer uma mobilização interna com distribuição de laços brancos nas unidades do MPDFT.
A Campanha faz parte dos "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", que inicia anualmente no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e vai até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.