No vídeo, a estudante de direito explica melhor o termo, cunhado na década de 80, e convida todos a mudar essa realidade
No mais recente vídeo da série produzido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Universidade de Brasília, a estudante de direito Thamyres Resende explica o que significa racismo ambiental e relaciona com o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. O termo, cunhado na década de 80 pelo ativista afro-americano Benjamin Chavis, surgiu como protesto e convite à reflexão sobre o acesso não democratizado aos recursos ambientais.
O racismo ambiental é mais um dos reflexos de uma exclusão social e econômica e pode ser facilmente percebido quando tragédias ambientais atingem mais duramente as favelas e periferias das cidades, onde historicamente a população negra é predominante. Por isso, além do dever público de produzir políticas públicas inclusivas, justas e participativas, o Participe da cidade convida cada um que integra a sociedade brasileira a perceber sua própria resonsabilidade na preservação desse bem comum para as gerações presentes e futuras.
Na prática, o racismo ambiental é quando uma comunidade se vê excluída do direito a uma moradia digna e se torna vulnerável por se encontrar forçada a viver em áreas degradadas e perigosas, como perto de aterros sanitários, indústrias poluentes ou em áreas desmatadas. Essa situação atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e, para mudar essa realidade, é importante que todos os afetados sejam efetivamente ouvidos. Confira o vídeo e participe dessa discussão e reflexão.
Participe da Cidade
A série "Participe da Cidade" é um projeto produzido pelo MPDFT desde 2021, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa busca sensibilizar a população sobre o papel coletivo na construção de um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor para as novas gerações.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial