O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Ncap/MPDFT) instaurou um procedimento investigativo para apurar a abordagem realizada por dois policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) a um homem de 42 anos.
O caso, ocorrido em 9 de julho, ganhou visibilidade após vídeos mostrarem o uso de “mata-leão” e socos no rosto do homem, que estava acompanhado do filho de cinco anos no carro no momento da intervenção.
As conclusões da apuração orientarão as medidas a serem adotadas, que podem incluir desde ações corretivas até a responsabilização dos envolvidos, conforme o caso. Paralelamente, o Ncap acompanhará o inquérito policial e o procedimento administrativo disciplinar conduzido pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil do DF, com o objetivo de assegurar rigor e transparência.
O Ncap é responsável por fiscalizar e controlar a atividade da polícia civil, com foco na legalidade e na defesa dos direitos fundamentais, especialmente em casos que envolvam indícios de abuso ou conduta irregular.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial