Maio Amarelo: MPDFT e Rede Urbanidade participam de mobilização pela paz no trânsito
Prourb alertou, ainda, para a necessidade de mudar o paradigma da mobilidade urbana e reduzir a dependência dos automóveis
Representantes das 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), do Núcleo de Atenção à Vítima (Nuav) e da Ouvidoria do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e integrantes da Rede Urbanidade participaram do Maio Amarelo, na UnB, nesta terça-feira, 22 de maio. A iniciativa ocorreu no exterior do Restaurante Universitário (RU) e teve como objetivo a conscientização para a paz no trânsito.
A interação com o público que passava pelo local contou com atividades educativas e lúdicas, como a exposição de veículos sinistrados, óculos simuladores de realidade virtual 3D, jogos de trânsito, exposição de perícias criminalísticas e um simulador virtual de capotamento.
Houve um momento solene em memória das vítimas do trânsito e um Passeio Pela Vida pelos ICC Norte e Sul, com participação das instituições parceiras e da comunidade universitária.
“É uma ocasião para tratar da mobilidade como um todo, não só do modal rodoviário, mas principalmente dessa necessidade de mudança de paradigma: deixar de ter o carro como principal meio de transporte para migrar para o transporte público coletivo, a mobilidade ativa, que é a bicicleta, o andar a pé e outras formas de deslocamento que sejam mais amigas do meio ambiente e da qualidade de vida”, explicou o promotor de Justiça Dênio Moura.
Entre as instituições participantes da mobilização estiveram as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; o Departamento de Estradas e Rodagem (DER); Samu; Sest/Senat; Detran; Corpo de Bombeiros Militar; e o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da UnB. A Rede Urbanidade contou com representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), das Associações Rodas da Paz e Andar a Pé - o Movimento da Gente, do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (Instituto MDT), da Bike Anjo e da CicloviaAtiva.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e à construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
{JOR}
Mais notícias...
- 22/05/2024 - Rede Urbanidade discute projeto para revitalização da Praça dos Três Poderes
- 21/05/2024 - Condenado a 24 anos homem que assassinou mulher na frente dos filhos no Gama
- 21/05/2024 - MPDFT debate sobre prevenção de crimes virtuais contra crianças e adolescentes
- 21/05/2024 - MPDFT participa do encerramento de capacitação sobre emergências com produtos químicos
- 20/05/2024 - 18 de maio: programação incluiu eventos em várias cidades do DF
- 20/05/2024 - Dia D NaMoral: alunos do CEF 3 de Planaltina celebram a ética e a integridade
- 20/05/2024 - MPDFT lança videoclipe com Tribo da Periferia para combater violência contra a mulher
- 20/05/2024 - Doações para o RS: recebimento de água e peças de roupa é temporariamente suspenso
- 18/05/2024 - MPDFT envia reforço de pessoal para o MP do Rio Grande do Sul
- 17/05/2024 - PDDC inspeciona instalações para show do tenor Andrea Bocelli
- 17/05/2024 - Condenados a mais de 20 anos homens que assassinaram vítima a tiros em Ceilândia
- 17/05/2024 - Homem é denunciado por tentativa de homicídio menos de sete horas depois do crime
- 17/05/2024 - GDF mais perto do cidadão: MPDFT atenderá comunidade de Samambaia
- 16/05/2024 - Encontro Regional do Serviço Social será nos dias 20 e 21 de maio
- 16/05/2024 - Exporide: NaMoral é destaque na abertura de evento que reúne municípios do Entorno
- 16/05/2024 - Saiba mais sobre o atendimento em Libras do MPDFT
- 16/05/2024 - Participe da Cidade lança concurso de redação para estudantes do CEM 2 de Ceilândia
- 16/05/2024 - 18 de maio: MPDFT discute a prevenção de crimes virtuais contra crianças e adolescentes
- 16/05/2024 - Georges Seigneur é reeleito presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento Processual do CNPG
- 15/05/2024 - MPDFT entrega doações na Base Aérea de Brasília destinadas ao Rio Grande do Sul
- 15/05/2024 - Violência sexual: Ceilândia constrói fluxo de atendimento para crianças e adolescentes
- 15/05/2024 - Participe da cidade: ação no STF pede condições dignas para pessoas em situação de rua
- 15/05/2024 - Saúde mental de crianças e adolescentes: Rede Social do Riacho Fundo realiza seminário
- 14/05/2024 - MPDFT participa de posse do comitê que monitora políticas para pessoas em situação de rua
- 14/05/2024 - Maio Laranja: Nevesca, NCyber e a Promotoria de Brazlândia participam de ações
- 14/05/2024 - Homem é condenado por tentar matar colega de trabalho na Ponte Alta
- 14/05/2024 - Homem que matou mulher a facadas dentro de BRT é condenado a 18 anos
- 14/05/2024 - Programa MPDFT Residente divulga resultado das provas subjetivas e das entrevistas
- 14/05/2024 - Indique um amigo escritor ao prêmio Ler é Legal
- 14/05/2024 - Foragido acusado de feminicídio em Taguatinga é preso no Rio de Janeiro
Página 1400 de 1690
