Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

2021

  • Recomendação n° 06/2021-Ncap – ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal para que seja alterada a Norma de Serviço nº 18/202-CGP, ou expedido outro ato específico, a fim de determinar aos Delegados de Polícia que instaurem Inquérito Policial (ou Termo Circunstanciado, conforme o caso) ou, no mínimo, enviem oficialmente cópia da respectiva Ocorrência ao Ministério Público, para ciência e providências que entender cabíveis: a) nas denominadas ocorrências de “repercussão”; e/ou b) quando haja apreensão de bens e valores cuja origem lícita não seja comprovada de plano.
  • Recomendação n° 05/2021-Ncap – ao Diretor(a) da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) para que certifique e comunique ao Juízo competente – preferencialmente via Processo Judicial Eletrônico nos respectivos autos judiciais – a data, local e horário de soltura de todos os presos liberados por decisões proferidas nas audiências de custódia, bem como eventual manutenção da prisão daqueles que, a despeito da expedição de alvará de soltura, devam permanecer custodiados por outros motivos.
  • Recomendação n° 04/2021 - Ncap – ao Diretor-Geral e ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal para que expeçam ato normativo com o objetivo de orientar os servidores policiais a se absterem de exercer atos de investigação em demandas nas quais possa haver interesse pessoal direto ou indireto, a fim de evitar questionamentos posteriores, inclusive de ordem judicial, a ponto de invalidar toda a investigação policial e/ou acervo probatório, entre outros, com fundamento no art. 7º e seus parágrafos da Resolução n. 121/2011 do CSMPDFT, no art. 3º, no art. 6º, inciso XIV e no art. 7º, inciso III, todos da Lei Complementar nº 75/1993.
  • Recomendação n° 03/2021 - Ncap – ao Delegado-Geral e ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal para que providenciem a lotação imediata, ainda que provisória, dos servidores cedidos que retornem à Instituição em estrito cumprimento aos princípios norteadores da Administração Pública e para manter em pleno funcionamento os serviços de segurança pública.
  • Recomendação n° 02/2021 - Ncap – ao Delegado-Geral e ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal para que revise e aprimore a Norma de Serviço nº 18, de 18 de julho de 2020 ou expeça novo ato normativo com o objetivo de estabelecer critérios e orientar os Delegados de Polícia para a necessária instauração de Inquérito Policial (ou de Termo Circunstanciado) quando realizados atos propriamente investigativos, como interrogatórios, atos de reconhecimento, depoimentos de testemunhas, entre outros, com as ressalvas do direito ao silêncio do investigado, com fundamento no art. 7º e seus parágrafos da Resolução n. 121/2011 do CSMPDFT, no art. 3º, no art. 6º, inciso V e no art. 7º, inciso II, todos da Lei Complementar nº 75/1993.
  • Recomendação nº 01/2021 - Ncap – à Corregedoria-Geral da Polícia Civil para que expeça ato específico que regulamente os procedimentos de reconhecimento pessoal a serem realizados nas unidades da Polícia Judiciária, durante a situação de Emergência de Saúde Pública em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (Covid-19).

2020

  • Recomendação nº 02/2020 - Ncap – ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal para que expeça ato normativo em que estabeleça Procedimento Operacional Padrão específico acerca da escolta de vítimas de violência doméstica e familiar até o local da ocorrência ou domicílio familiar para retirada de seus pertences.
  • Recomendação nº 01/2020 - Ncap – ao Diretor-Geral e ao Corregedor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, para que expeça ato normativo a fim de orientar os Delegados de Polícia quanto a necessária de instauração de Inquérito Policial ou de Termo Circunstanciado quando verificada a ocorrência de infração penal ou de Procedimento de Apuração de Ato Infracional quando verificada a ocorrência de ato infracional, com fundamento no art. 7º e seus parágrafos da Resolução n. 121/2011 do CSMPDFT, no art. 3º, no art. 6º, inciso V e no art. 7º, inciso II, todos da Lei Complementar nº 75/1993.

2019

  • Recomendação nº 02/2019 - Ncap – Retorno de servidores Cedidos da PCDF
  • Recomendação nº 01/2019 - Ncap – à Administração Superior da Polícia Civil do Distrito Federal para que, incrementando a Portaria nº 75/2007 - PCDF, promova alterações que visem evitar eventuais "carteiradas" indevidas, 1) determinando aos policiais civis que justifiquem à Corregedoria-Geral de Polícia, ainda que posteriormente, a necessidade ou conveniência de seu acesso e permanência no local, em razão da função, nas casas de diversão pública e congêneres; e 2) prever expressamente a proibição do uso de bebida alcoólica nas casas de diversão pública e congêneres, quando a entrada for franqueada em razão do serviço.
  • Recomendação conjunta nº 01/2019 - NCAP e PJIFJ – Apreensão de adolescente em flagrante de ato infracional

2018

2017

  • Recomendação conjunta nº 01/2017 Nupri e Ncap – recomenda ao Subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal que adote medidas visando a preservação do local de toda e qualquer morte de preso ocorrida no interior das unidades prisionais, independentemente da aparente causa da morte; e recomenda ao Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal que adote medidas visando a realização de exame de local e o seu registro fotográfico diante de toda e qualquer morte de preso ocorrida no interior das unidades prisionais, independentemente da aparente causa da morte.​
  • Recomendação conjunta nº 01/2017 Ncap e PJ Militar – Serviço velado

2013

2012

2011

2009

2006

2003

.: voltar :.