MPDFT

Iniciativas estão entre as 57 finalistas da edição de 2026

Três diferentes frentes de atuação do MPDFT ganharam reconhecimento nacional e estão na final do Prêmio CNMP 2026. A Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, o Mapa Social da Saúde e o Promotor por um Dia foram selecionados para disputar a premiação em suas respectivas categorias.

Ao todo, 57 programas e projetos chegaram à final entre 789 iniciativas habilitadas de unidades e ramos do Ministério Público de todo o país. A classificação será revelada em 11 de novembro, durante a cerimônia do Prêmio CNMP, que será realizada no MPDFT.

Criado para valorizar iniciativas que contribuem para o aprimoramento da atuação do Ministério Público, o Prêmio CNMP reconhece programas e projetos desenvolvidos por membros e servidores que se destacam pela inovação, pelos resultados e pelo alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica (PNAE).

O procurador-geral de justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destaca que a presença do MPDFT entre os finalistas evidencia a diversidade e o alcance das iniciativas desenvolvidas pela instituição. Ele acrescenta que o resultado reflete uma trajetória de crescimento e consolidação de ações e projetos que buscam responder, de diferentes formas, aos desafios enfrentados pela sociedade.

“Esse reconhecimento demonstra que estamos atentos às transformações sociais e dispostos a avançar, buscando novas formas de atuar, de prestar serviços e de entregar resultados concretos à população. São iniciativas que vão muito além do trabalho rotineiro e revelam o compromisso de membros, servidores, residentes e colaboradores que, todos os dias, se dedicam a fazer mais e melhor pelo cidadão”, disse Georges.

Conheça os três projetos finalistas do MPDFT

Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, categoria Prevenção e Enfrentamento do Feminicídio

Violência contra a mulher não é normalCriada em 2023, diante do aumento dos casos de feminicídio no Distrito Federal, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT reúne estudos, dados, recomendações e iniciativas voltadas à prevenção da violência contra a mulher e ao aprimoramento da atuação institucional no enfrentamento desse tipo de crime. O trabalho envolve a análise do cenário da violência contra as mulheres, a proposição de estratégias de prevenção e a articulação com órgãos públicos e políticas públicas. Entre as ações desenvolvidas estão a elaboração de notas técnicas, a criação de protocolos e fluxos de atuação, o acompanhamento de medidas protetivas e a realização de campanhas e eventos de conscientização.

Confira aqui o relatório de atividades da Comissão, publicado em 2025.Também merece destaque a campanha “Violência contra a mulher não é normal. Abra os olhos, sua atitude pode mudar o final”, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância de reconhecer e combater situações de violência contra as mulheres.


Mapa Social da Saúde, categoria Planejamento Estratégico e Inteligência Institucional


O Mapa Social da Saúde é uma ferramenta que permite consultar, em tempo real, informações sobre a marcação de exames, consultas e cirurgias eletivas reguladas pelo Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal. Os dados são extraídos do Sistema de Regulação (Sisreg), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

A ferramenta amplia o acesso a informações sobre os serviços públicos de saúde e permite ao cidadão acompanhar, especialmente, a situação dos pedidos que estão em lista de espera. Clique aqui para consultar o Mapa Social da Saúde.


Promotor por um Dia, categoria Comunicação Social

O Promotor por um Dia, projeto do programa NaMoral, aproxima estudantes do Ministério Público por meio de atividades práticas e participativas. A iniciativa apresenta o funcionamento da instituição e a atuação de seus profissionais, ao mesmo tempo em que estimula reflexões sobre cidadania, ética, responsabilidade social, escolhas profissionais e projetos de vida. Durante as atividades, os estudantes analisam situações do cotidiano, discutem possíveis soluções e assumem, simbolicamente, o papel de promotor de justiça.

A experiência permite que eles exercitem a tomada de decisões e reflitam sobre o impacto de suas escolhas na sociedade. Só em 2026, o projeto já passou pelas Promotorias de Justiça do Paranoá, Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo, Gama, Brasília II e Brazlândia.

Confira a relação das iniciativas finalistas (acesse "Iniciativas finalistas da Edição 2026 do Prêmio CNMP").

Leia mais:

MPDFT tem 39 projetos habilitados para concorrer ao Prêmio CNMP 2026
Prêmio CNMP 2025: MPDFT conquista 1º lugar com sistema de inteligência artificial Jarvis

 

__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.

| Acessibilidade | Mapa do site |

© 2025 MPDFT - Todos os direitos reservados.

Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sede do MPDFT,  Brasília-DF – CEP 70.091-900
Horário de funcionamento para atendimento ao público externo: em dias úteis, das 12h às 19h
Telefone: (61) 3343-9500 (atendimento em dias úteis, das 9h às 19h)
Plantão (sábados, domingos e feriados): (61) 3214-4444