Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prêmio CNMP 2025: MPDFT conquista 1º lugar com sistema de inteligência artificial Jarvis

MPDFT

Menu
<

Sistema de IA que transforma a análise de audiências e processos judiciais é destaque nacional; outros três projetos do MPDFT também foram reconhecidos

Primeiro lugar - projeto JarvisO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) anunciou, nesta quarta-feira, 10 de setembro, que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) está entre os vencedores do Prêmio CNMP 2025. O projeto Jarvis — sistema de reconhecimento e interpretação verbal de áudios judiciais — conquistou o 1º lugar na categoria "Inovação e transformação digital no Ministério Público".

O Prêmio CNMP tem como objetivo reconhecer ações e projetos do Ministério Público brasileiro que contribuem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à população. Os trabalhos vencedores foram selecionados entre 90 semifinalistas, que integraram uma lista de 772 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público habilitadas a concorrer à premiação.

O Jarvis é um sistema de inteligência artificial desenvolvido para transcrever e interpretar áudios e vídeos judiciais, identificando falas, participantes e pontos-chave dos depoimentos. Integrado ao sistema NeoGab, o Jarvis elabora resumos automáticos e minutas de alegações finais, gera comparações entre depoimentos e denúncia, além de apontar convergências e divergências probatórias. Sua aplicação promove economia média de 95% do tempo necessário para a análise de audiências, aumentando a eficiência e a precisão da atuação de membros e servidores.

Prêmio 3º lugar - Mapa Social do Distrito FederalO promotor de justiça e assessor de Políticas de Tecnologia da Informação do MPDFT, Rodrigo Fogagnolo, comemorou o resultado. “A conquista da medalha de ouro pelo Jarvis no Prêmio de Inovação do CNMP é um marco que reafirma a relevância do investimento em tecnologia, inovação e inteligência artificial no âmbito do Ministério Público brasileiro. Essa premiação simboliza não apenas o reconhecimento de uma iniciativa inovadora, mas sobretudo a consolidação de uma estratégia institucional que alia modernização tecnológica à missão constitucional de servir à sociedade. O uso diário do Jarvis por membros e servidores comprova que o incentivo do MPDFT a projetos de inovação tem se transformado em resultados concretos, qualificando o trabalho interno e ampliando a efetividade da atuação do Ministério Público”, afirmou.

Além desta premiação, o MPDFT conquistou o terceiro lugar três vezes:

Mapa Social do Distrito Federal, na categoria "Governança e fiscalização pública pelo Ministério Público". É uma ferramenta que consolida dados sobre as políticas públicas do Distrito Federal para apoiar o planejamento, a atuação e a tomada de decisão da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão e dos demais ofícios de atuação do MPDFT, viabilizando assim, uma forma mais efetiva de cumprimento das atribuições institucionais na defesa dos direitos dos cidadãos. Os mapas consistem em uma ferramenta desenvolvida a partir de um sistema de business intelligence, o QlikSense, que oferece um panorama da realidade social do DF, congregando indicadores e dados estatísticos oficiais de diferentes órgãos públicos e instituições, relativos a diferentes temas de atuação, como educação, saúde, assistência social e orçamento público.

Prêmio 3º Lugar - Ciclo de Palestras Ciclo de Palestras - letramento racial e formação antirracista, na categoria "Ações de capacitação e treinamento". O projeto visa o letramento racial de membros e servidores, que contribui para a compreensão da racialização na sociedade brasileira, permitindo que a atuação ministerial, tanto na atividade-fim quanto na atividade-meio, seja permeada por posturas antirracistas. A ação reflete em um atendimento ao público mais empático, em análises processuais livres de discriminação racial e em relações interpessoais mais igualitárias.

Alerta de faccionados envolvidos em processos judiciais e extrajudiciais, na categoria “Especial II - enfrentamento das facções criminosas". É uma solução tecnológica que possibilita identificar de forma ágil e precisa partes ou interessados vinculados a facções criminosas, otimizando a análise de processos. O uso de alertas visuais em listagens e visualizadores do NeoGab torna a informação estratégica acessível em tempo real, alinhada com os dados atualizados mensalmente pela unidade responsável.

Ao comentar sobre os resultados, o procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Georges Seigneur, salientou que os prêmios recebidos reforçam que a estratégia de atuação do MPDFT nas temáticas relacionadas à inovação, direitos humanos e controle social estão alinhadas às melhores práticas, gerando mais eficiência e retorno à sociedade. "O resultado obtido evidencia que, ao longo desta gestão, foi consolidado neste MPDFT um ecossistema fundamentado na unidade institucional, no diálogo contínuo e na construção de um propósito comum que é a excelência. O reconhecimento do CNMP reflete o comprometimento de nossos membros e servidores e comprova o engajamento coletivo na busca constante por melhorias em nossa instituição", disse.

Cerimônia

Prêmio 3º lugar - Alerta de faccionados envolvidos em processos judiciais e extrajudiciaisO conselheiro presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Moacyr Rey Filho, abriu o evento e destacou a jornada de evolução institucional. “ O passado é solo fértil onde nossas raízes se firmam. O presente nos desafia a semear e o futuro será fruto das escolhas que fazemos agora. O prêmio CNMP nesta edição expressa exatamente esse propósito com o tema: Reconhecer o agora e inspirar o amanhã. Reconhecer o agora é valorizar o esforço diário de cada membro e servidor, de cada equipe que se dedica para que o Ministério Público seja mais eficiente e mais próximo do cidadão. Inspirar o amanhã é manter viva a inquietação que nos move. É ousar pensar diferente, buscar novas ideias, criar soluções e encontrar formas de ampliar o impacto da nossa doação”, ressaltou.

Em seguida, o secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro, pontuou as principais mudanças e os avanços do Prêmio CNMP. “Desde a sua criação, o Prêmio CNMP tem cumprido a missão de reconhecer e divulgar iniciativas de membros e servidores que desenvolvem projetos alinhados aos valores do Ministério Público brasileiro. Mais que um reconhecimento, essa premiação estimula a constante melhoria das práticas institucionais, fomentando a criatividade e a eficiência nos registros das demandas sociais.”

A cerimônia de divulgação dos vencedores do prêmio foi prestigiada por conselheiros e membros auxiliares do CNMP, procuradores-gerais de justiça, membros do Ministério Público, presidentes de associações de classes, entre outras autoridades.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.