Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Recomendações

MPDFT

Menu
<

Recomendações do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação

2022

  • Recomendação nº 01/2022-NED - Recomenda à Telecomunicações Brasileiras S.A/TELEBRAS e à Cebraspe que alterem o Edital n º 1 – Telebras, de 25 de novembro de 2021 e o Edital nº 3 – Telebras, de 14 de janeiro de 2022, retirando a regra estabelecida de que será eliminado(a) do concurso candidato(a) que não comparecer à banca de heteroidentificação.

2021

  • Recomendação nº 03/2021-NED - Versa sobre as abordagens realizadas pelas forças de segurança pública, pela Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística e pela Secretaria de Desenvolvimento Social à população em situação de rua.
  • Recomendação nº 02/2021-NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social que apresente plano de reativação do CIAMP-Rua e a composição do Comitê Intersetorial de Monitoramento das Políticas da População em Situação de Rua.

2020

  • Recomendação nº 06/2020 - NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania a reativação do Comitê Intersetorial de Promoção dos Direitos e da Cidadania da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), e a efetivação do Conselho Distrital de Promoção dos Direitos e Cidadania da População LGBT e à institucionalização do Comitê Gestor Distrital de Enfrentamento à Violência Lgbtfóbica.
  • Recomendação nº 05/2020 – NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social garantir a manutenção dos alojamentos provisórios criados em Ceilândia, Recanto das Emas e Autódromo de Brasília para abrigar pessoas em situação de rua em virtude da pandemia da Covid-19.
  • Recomendação nº 04/2020 – NED - Recomenda à Secretária de Estado de Justiça e Cidadania a apresentação de plano de reativação do Comitê Intersetorial para Monitoramento e Acompanhamento das Políticas para a População em Situação de Rua (CIAMP-rua).
  • Recomendação nº 03/2020 – NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Saúde que adote o registro do quesito raça/cor em todos oso registro do quesito raça/cor em todos oscasos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave no DF, que inclua os campos nome social, gênero e raça/cor em todos os formulários de cadastro referentes a Covid-19 e o recorte de raça/cor nas divulgações de dados referentes a Covid-19.
  • Recomendação n. 02/2020–PDDC/NED/NDH, de 18/03/2020. Recomenda à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal a apresentação de fluxo de atendimento relativo à prevenção e à contenção da epidemia nos equipamentos socioassistenciais de acolhimento.
  • Recomendação Conjunta NED/PROSUS/PROREG, de 20/05/2020. Recomenda ao Secretário de Saúde do Distrito Federal a institucionalização do Ambulatório Trans por meio de instrumento normativo que contemple estrutura necessária (recursos materiais, humanos e orçamentários) para o seu pleno funcionamento, assegurando as prerrogativas de um serviço de assistência especializada.

Recomendações dos Núcleos de Direitos Humanos

  • Recomendação nº 05/2020 - NDH - Recomenda à Secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal que promova adaptações e reforma na estrutura da UNAF Areal com o cumprimento de todas as normas para proteção da saúde e segurança expedidas pelos órgãos competentes.
  • Recomendação nº 05/2016 - CNDH - Recomenda ao CEBRASPE que crie comissão de verificação da autodeclaração de candidatos inscritos por cotas para negros em concursos públicos organizados pela banca.
  • Recomendação nº 02/2016 - CNDH - Recomenda ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que seja criada comissão de verificação de autodeclaração aos candidatos inscritos por cotas raciais.
  • Recomendação nº 04/2014 - CNDH - Recomenda aos dirigentes dos Centros Comerciais do Distrito Federal que não discriminem pessoas transexuais, nem vedem o uso de banheiros femininos por tais pessoas; bem como capacitem seus agentes de segurança para abordarem as pessoas LGBT de forma respeitosa.

Recomendações conjuntas

2023

2021

  • Recomendação nº 01/2021 - DPDF/DPU/NDH/NED - Recomenda ao Governo do Distrito Federal sobre a necessidade de previsão de tratamento adequado à população em situação de rua do Decreto nº 41.874, de 08 de março de 2021.

2020

  • Recomendação nº 02/2020 - PROSUS/PROREG/NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Saúde que institucionalize o Ambulatório Trans e o inclua no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
  • Recomendação nº 01/2020 – PDDC/NED - Recomenda à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal providências para prevenção e contenção da epidemia do Sars-CoV-2 nos equipamentos socioassistenciais de acolhimento.

2019

  • Recomendação nº 03/2019 - PDDC/NDH/2ª PRODEP - Recomenda ao DFTRANS que viabilize a concessão de passe livre estudantil nas modalidades de transporte público coletivo aos imigrantes e refugiados do projeto “Português Língua de Acolhimento” da Universidade de Brasília.

2018

  • Recomendação nº 01/2018 - NED/PDDC/NUPRI - Recomenda ao Superintendente da emissora TV Brasília – RedeTV! e ao Diretor-Geral da emissora Record TV, ou profissionais que venham a substituí-los, que fiscalizem e orientem os profissionais de apresentação de programas de jornalismo policial, assim como as edições de áudio e imagem das referidas exibições, para que se abstenham de realizar ofensas e comentários pejorativos dirigidos às pessoas de quem tratar no programa, resguardando os direitos fundamentais de suspeitos de práticas ilícitas.

2016

  • Recomendação n. 06/2016 - PDDC e CNDH - Recomenda aos Secretários de Estado do DIstrito Federal que expeçam normativa interna tratando do uso do nome social nos atendimentos realizados pelos servdores aos cidadãos travestis e transexuais, independentemente da identificação civil.

2014

.: voltar :.