A partir de junho, o ônibus cultural percorrerá escolas públicas da Candangolândia e do Núcleo Bandeirante

A exposição fixa ficará em exibição na biblioteca até 23 de maio. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Andar a Pé, a Biblioteca Pública e o Centro Cultural da Ceilândia, com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Para o coordenador do projeto, Wilde Cardoso, a transferência para um espaço público aberto à comunidade pode ampliar ainda mais o alcance da iniciativa e a parceria com instituições locais. Após o período na biblioteca, a mostra poderá percorrer provisoriamente entidades culturais e educacionais interessadas em recebê-la. As artes também estão disponíveis na página do projeto. Clique aqui para conferir.

“Após o percurso da exposição, realizada com o apoio de áudio-guia, uma última visita ao ônibus que percorreu as escolas da cidade permitiu aos presentes conhecer mais de perto a forma como operou o projeto na cidade, além de permitir assistirem ao vídeo sobre a história e a cultura locais”, contou Wilde. A abertura da mostra na biblioteca pública contou com apresentações musicais de artistas da Ceilândia.
Próximos destinos
Com o encerramento da etapa Ceilândia, o Andanças já se organiza para os próximos destinos: Candangolândia e Núcleo Bandeirante. A previsão é de que o ônibus cultural comece a percorrer as cidades até o início de junho. Todas as escolas de ensino fundamental dessas cidades receberão o projeto.
“Nesse momento, o ônibus está sendo adaptado para a nova exposição, estão sendo elaborados os vídeos da exposição, com depoimentos dos estudantes locais e um segundo sobre a história e cultura dessas novas cidades, bem como sendo selecionados alunos do ensino médio para a mediação do projeto”, adiantou Wilde Cardoso.
Sobre o projeto
Realizado em parceria entre o MPDFT e a Associação Andar a Pé, o projeto Andanças utiliza um ônibus adaptado como sala de aula e centro cultural itinerante, levando conteúdos sobre mobilidade urbana e meio ambiente a estudantes das regiões administrativas do DF. O veículo foi cedido pelo MPDFT por meio de termo de cooperação com a associação.
Adesivado com identidade visual voltada ao público infantojuvenil e referências à diversidade cultural das cidades por onde passa, o centro cultural itinerante combina painéis, recursos visuais e conteúdos educativos sobre histórias locais, mobilidade urbana, meio ambiente e direito à cidade. O espaço interno do veículo é planejado para permitir a circulação guiada dos visitantes, com estações temáticas e ambiente preparado para a mediação realizada por estudantes capacitados.
O projeto Andanças conta com a parceria da 5ª Prourb e é financiado com recursos provenientes de acordos de não persecução penal celebrados pelo Ministério Público com autores de infrações urbanísticas e ambientais.
Leia mais
Projeto Andanças encerra circuito itinerante e inaugura exposição em Ceilândia
__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
