Integrantes acompanharam operação de segurança, cobraram providências e destacaram organização dos blocos no DF.

Ao longo dos dias de folia, as equipes mantiveram interlocução permanente com as autoridades de segurança pública e demais instituições responsáveis pela operação, com o objetivo de contribuir para que a festa ocorresse de forma tranquila e segura para toda a população.
Participaram das fiscalizações o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo; a ouvidora da Mulher, Mariana Nunes; a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), Polyanna Silvares; o procurador de justiça Trajano Melo e as promotoras de justiça Hiza Carpina, Marilda Fontenele, Liz Elainne Mendes e Adalgiza Aguiar, Isabella Chaves, Camila Brito, além de servidores da instituição.

Durante as ações, foram distribuídos bottons, leques, adesivos e máscaras com mensagens de combate ao assédio e também materiais informativos contra a exploração sexual infantojuvenil e crachás para a identificação de crianças nos bloquinhos.
“A receptividade do público às nossas campanhas é evidente. Estamos presenciando um carnaval cada vez mais consciente e tranquilo, com forte integração entre os órgãos. Nossa equipe está unida e bastante atuante para garantir uma festa segura e respeitosa”, destacou a equipe do MPDFT.
Atuação imediata no posto médico

Segurança reforçada
Durante as agendas de fiscalização, representantes do MPDFT acompanharam o funcionamento da estrutura montada para garantir a segurança dos foliões, incluindo a Cidade da Segurança, instalada na Torre de TV, que centraliza o comando e a logística da operação. O esquema conta com tropas especializadas, uso de aeronave, drones com transmissão de imagens em tempo real e monitoramento integrado das forças de segurança.
Segundo a avaliação, a presença da Polícia Militar e dos demais órgãos de segurança pública tem sido fundamental para o êxito da festa.

Além das linhas de revista na entrada dos blocos, a novidade deste ano foi a revista também na saída dos eventos, implementada pela Secretaria de Segurança, Polícia Militar e com apoio do MPDFT. Os órgãos se uniram para divulgar a iniciativa e alertar os foliões sobre a medida.
A equipe do Ministério Público também destacou a excelente organização de grandes blocos, como a Baratona e o Galinho de Brasília. Entre os eventos de maior porte e intensidade, foram acompanhados de perto o Bloco do Amor e o Bloco das Montadas, que reuniram grande público e contaram com reforço na estrutura de segurança e atendimento.

Leia mais:
MPDFT fortalece fiscalização e amplia campanhas contra violência e furtos no Carnaval 2026
Carnaval seguro: MPDFT intensifica ações de proteção às mulheres
MPDFT expede recomendação para garantir segurança e organização no Carnaval 2026
Carnaval com responsabilidade: MPDFT apoia campanha de proteção a crianças e adolescentes
PDDC reúne secretarias do GDF para alinhar campanhas do Carnaval 2026 Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
