Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT fortalece fiscalização e amplia campanhas contra violência e furtos no Carnaval 2026

MPDFT

Menu
<

Estratégia reúne fiscalização, prevenção e ações educativas, com presença de integrantes do MPDFT nos blocos e festas para garantir um Carnaval mais seguro e respeitoso na capital.

carnaval 2026O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) iniciou, nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, as ações de fiscalização do Carnaval 2026 no Distrito Federal. O objetivo é contribuir para que as festividades ocorram de forma segura, organizada e respeitosa, com atenção especial à proteção de mulheres, crianças e adolescentes.

Durante os eventos carnavalescos, equipes do MPDFT, compostas por membros e servidores, estarão nas ruas para acompanhar os eventos, fiscalizar o cumprimento das normas e distribuir materiais das campanhas institucionais de prevenção e conscientização.

Na noite de sexta-feira, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, esteve no Centro Integrado de Operações de Brasília para acompanhar o monitoramento em tempo real das ocorrências registradas durante os eventos. Ele destacou que, a cada ano, a festa em Brasília tem se tornado mais tranquila para o folião, resultado do planejamento integrado entre as instituições.


Pular o carnaval com segurança
Neste ano, o MPDFT atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em ações preventivas para coibir furtos de celulares durante o Carnaval. A iniciativa inclui reforço no monitoramento, atuação estratégica das forças policiais e orientação aos foliões sobre medidas de autoproteção, como evitar o uso ostensivo do aparelho em meio a grandes aglomerações e redobrar a atenção em locais de maior circulação.

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Alexandre Patury, destacou que o combate ao furto de celulares é uma das prioridades das autoridades policiais. Para reduzir esse tipo de crime, foi lançada uma ação inédita de orientação aos foliões. “O apoio da população durante as abordagens é imprescindível”, ressaltou.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, pede a colaboração dos foliões durante as abordagens policiais e orienta que os aparelhos sejam apresentados desbloqueados quando solicitados.

 

 

Durante a folia, o MPDFT também intensifica a atuação nos eventos e nas redes sociais com a campanha “Pedi pra parar, parou! Depois do não, tudo é importunação”. A iniciativa busca conscientizar a população sobre o direito das mulheres de aproveitar a festa com liberdade e segurança, sem sofrer importunação sexual, assédio ou qualquer forma de violência.

A campanha é promovida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e pelo Núcleo de Gênero (NG). Equipes do MPDFT estarão nos blocos e festas para prestar orientações e acompanhar possíveis situações de violação de direitos. Serão distribuídos materiais informativos, como leques, máscaras, tatuagens temporárias, adesivos e bottons com a mensagem “Não é Não”.

 

 


Canais de denúncia
Casos de violação de direitos podem ser comunicados aos conselhos tutelares, às polícias Civil, Militar ou Federal, ou pelo Disque 100. A Ouvidoria do MPDFT, incluindo a Ouvidoria das Mulheres, recebe denúncias e orientações pelo telefone 127 (ligação gratuita), das 12h às 18h, ou por formulário eletrônico disponível no site do MPDFT.

 

Leia mais:

Carnaval seguro: MPDFT intensifica ações de proteção às mulheres

MPDFT expede recomendação para garantir segurança e organização no Carnaval 2026

Carnaval com responsabilidade: MPDFT apoia campanha de proteção a crianças e adolescentes

PDDC reúne secretarias do GDF para alinhar campanhas do Carnaval 2026

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.