Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - PDDC acompanha planejamento do Réveillon e do Carnaval 2026

MPDFT

Menu
<

Reunião tratou da organização para shows do réveillon de fim de ano, além de editais, licenciamento dos blocos e desfiles das escolas de samba

O planejamento para os shows que serão realizados na virada do ano e para o Carnaval de 2026 foram o tema de reunião entre a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) nesta segunda-feira, 22 de dezembro, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A Secec informou que promoverá dois eventos de final de ano na Esplanada: o show da virada e outro no dia 1º de janeiro, ambos com a participação de artistas nacionais e regionais. Os eventos serão viabilizados mediante parcerias e com inexigibilidade de licitação.

A reunião tratou ainda da publicação dos editais que vão regulamentar a participação dos blocos, a gestão de recursos públicos e a organização dos desfiles.
Ainda nesta semana, será lançado o edital competitivo de cadastro dos blocos, destinado a todos os interessados em participar dos desfiles — independentemente de receberem ou não financiamento.

O resultado, com a definição dos 76 blocos, deverá ser divulgado em 19 de janeiro. As escolas de samba desfilarão nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. Segundo a Secretaria de Cultura, serão destinados R$ 5 milhões às escolas e R$10 milhões que serão divididos entre os blocos de carnaval.

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que entre as preocupações da PDDC está o déficit de servidores da Secec, que atrasa o planejamento, a organização dos grandes eventos e dificulta o estabelecimento de fluxos de trabalhos anuais. “A maior preocupação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios é que se tenha tempo hábil para o licenciamento dos blocos, já que o processo é complexo e envolve a participação de vários órgãos do governo. A expectativa é que se estabeleça um fluxo de trabalho em relação a eventos de grande porte como o Carnaval e o Réveillon”, concluiu.

A promotora de justiça Hiza Carpina, membro auxiliar da PDDC, o secretário de Cultura, Cláudio Abrantes, e o subsecretário de Difusão e Diversidade Cultural, Leandro Oliveira também participaram da reunião.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.