Decisão do Conselho Superior foi referendada nesta terça-feira, 16 de dezembro, pelo Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça do MPDFT. Promotor de justiça faleceu em junho deste ano

Ao todo, 210 membros participaram do referendo que aprovou a proposta de denominação da sede em homenagem ao promotor de justiça Paulo Vinícius Quintela de Almeida, falecido em 2 de junho deste ano. Reconhecido pela dedicação institucional e pela integridade profissional, Paulo Quintela teve atuação destacada em iniciativas voltadas à transparência, à promoção de direitos fundamentais e ao combate à corrupção.
O procurador-geral de justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destacou que “Paulo deixou marcas profundas no MPDFT, não apenas pela excelência técnica e pela atuação firme em defesa da sociedade, mas também pelo exemplo humano, ético e generoso que sempre demonstrou. Esta homenagem reflete o reconhecimento institucional à sua história e aos valores que ele representou”.
Para o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, procurador de justiça Nísio Tostes, "Paulo Quintela foi uma pessoa admirável, que se distinguiu pela serenidade, pela gentileza no trato, pelo bom-humor e pelo profundo amor que nutria pela vida e pelo nosso Ministério Público. Ao atribuir seu nome à sede da Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brazlândia, o MPDFT preserva sua memória institucional e reafirma, para as gerações futuras, que esta instituição é construída por pessoas, por histórias e por valores. O edifício não será apenas um espaço físico, mas um símbolo permanente do legado de integridade, dedicação e respeito ao interesse público que o Paulo Quintela nos deixou".
Para a viúva do promotor de justiça Paulo Quintela, Juliana Prevelato, a mudança carrega um significado imenso por simbolizar comprometimento, brilhantismo, dedicação e amor de um homem pelo MPDFT. “Paulo foi muito mais do que um profissional exemplar. Ele entregava sempre o melhor de si, com empenho e paixão, e tinha uma gentileza rara, acompanhada de uma simpatia que conquistava todos ao seu redor. Quem o conheceu sabe: era impossível não admirá-lo”, comentou.
Juliana destacou ainda que, para além da atuação no MPDFT, Paulo era um pai dedicado e apaixonado, um marido companheiro, um filho amoroso e um amigo presente em todas as horas. “Deus, em sua sabedoria, o chamou cedo demais para outro plano. Mas sua história, seu legado e sua luz permanecerão vivos para sempre em nossas memórias e corações. Nós, esposa e filhos, recebemos com profunda emoção esta homenagem do Ministério Público. Agradecemos aos amigos que caminharam ao lado dele ao longo dos anos e que continuam presentes, compartilhando conosco este momento tão especial”, concluiu.
A chefe de gabinete da PJ de Brazlândia, Rozimeire Xavier Batista, enfatizou que “a homenagem prestada com a nomeação do prédio é, acima de tudo, justa e memorável. Ele foi um promotor de justiça que marcou profundamente a história da nossa unidade, não apenas pela atuação firme e comprometida nos processos judiciais, mas, sobretudo, pelo engajamento nas questões sociais e nas políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da população de Brazlândia”.
Dedicação
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 2001, Paulo Quintela ingressou no MPDFT em 2005, aprovado em 3º lugar no 27º concurso, e foi promovido a promotor de justiça em 2013. Ao longo da carreira, atuou em diversas unidades do Ministério Público, com passagens pelas Promotorias de Brazlândia, de Taguatinga e do Guará, além da área da infância e juventude.
Entre 2015 e 2018, ele esteve à frente da Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brazlândia. Neste período, foram realizados marcos importantes para a atual sede, como o lançamento da pedra fundamental e a assinatura da ordem de serviço para início das obras.
Em Brazlândia, Paulo também se destacou por ações de cidadania, como o projeto Preserva Brazlândia, e por campanhas educativas de enfrentamento à corrupção. Em âmbito nacional, colaborou com grupo de trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) dedicado à transparência, orçamento participativo e ao combate à corrupção.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
