Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Distrito Federal (Ficco), deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, a Operação Mosaico. A ofensiva visou desarticular uma célula estratégica da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuava na capital federal e no entorno.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Brasília. As medidas são cumpridas em diversas regiões administrativas, como Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Estrutural, além de municípios goianos como Águas Lindas e Cidade Ocidental.
O nome da operação, Mosaico, faz alusão ao recorte investigativo que permitiu identificar peças isoladas, integrantes de diferentes níveis e funções, que, quando reunidas, revelaram a complexa montagem da estrutura da facção no Distrito Federal.
A investigação teve início a partir da análise pericial de dispositivos eletrônicos apreendidos, que descortinaram uma rede de comunicação estruturada para o controle da “disciplina” interna e expansão territorial.
Os alvos ocupavam funções de relevância na hierarquia e eram responsáveis por circular alertas sobre estratégias e orientações do PCC, inclusive para ações violentas contra facções rivais, campanhas de arrecadação de recursos, ações para inserção de celulares em unidades prisionais e financiamento de armamento e munições.
Foram mobilizados mais de 100 policiais de todas as forças de segurança pública que integram a Ficco e equipes táticas e operacionais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar do DF (PMDF), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A ação contou ainda com o apoio do helicóptero da Divisão de Operações Aéreas da PCDF.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
