Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e PCDF deflagram operações contra células de organização criminosa

MPDFT

Menu
<

Ação conjunta cumpre 50 mandados judiciais em diversas regiões administrativas e no entorno para desarticular facção de origem paulista

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em atuação conjunta com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro, duas operações simultâneas voltadas ao combate ao crime organizado na capital. Denominadas Concordia II e Occasus, as ações têm o objetivo de impedir a reestruturação e a expansão de uma facção criminosa de origem paulista no Distrito Federal.

As diligências são coordenadas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor). Ao todo, as equipes cumprem 25 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão. Os alvos estão localizados nas regiões administrativas de Samambaia, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Planaltina e Recanto das Emas, além de Valparaíso de Goiás e unidades do sistema prisional do Distrito Federal.

As investigações apontam que o grupo criminoso, embora atue como uma organização única, subdivide-se em células com autonomia e estrutura própria. A finalidade dessa divisão é ampliar o controle sobre a massa carcerária e expandir atividades ilícitas, como tráfico de drogas e de armas, tanto dentro quanto fora dos presídios.

Operação Concordia II

A primeira frente de atuação cumpre 18 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão. Esta fase é resultado da análise de elementos colhidos durante a primeira etapa da operação, realizada em 30 de abril. O foco é responsabilizar integrantes da facção envolvidos em crimes de extorsão e tráfico de drogas, com atuação identificada na região de Brazlândia.

Operação Occasus

Simultaneamente, esta frente visa cumprir sete mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão. A investigação teve origem na apuração de uma tentativa de homicídio ocorrida no Recanto das Emas. O crime foi motivado por disputas territoriais entre a facção paulista e um grupo rival de origem carioca. O trabalho policial busca conter a violência gerada por esses conflitos entre organizações criminosas.

Outras ações

Além das operações desta quinta-feira, foram cumpridos durante a semana 11 mandados de prisão preventiva decorrentes da Operação Shot Caller. Os alvos haviam sido indiciados por integrar uma facção local atuante no tráfico de drogas.

A mobilização conta com o apoio da Divisão de Inteligência Policial da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e da Polícia Civil de Goiás (PCGO). As medidas integram a terceira edição da Operação Renorcrim, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.