Publicação traz entrevistas, artigos de especialistas e análises sobre mobilidade, saúde e mudanças climática

No editorial, são destacados os efeitos da crise climática no cotidiano das cidades e a urgência em repensar a cultura do automóvel, reforçando a importância do transporte coletivo, da mobilidade ativa e da redução da dependência dos combustíveis fósseis.
O promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, ressalta a importância social dos temas tratados na publicação. “A Revista Urbanidade tornou-se um importante instrumento de divulgação de conhecimento. A mobilidade urbana é um tema complexo, mas que pode e deve ser discutido pela população, já que os efeitos dessa política pública recaem sobre a sociedade como um todo. O cidadão precisa conhecer os seus direitos e as consequências de suas atitudes”, destacou.
Mobilidade e crise climática
A publicação reúne artigos e entrevistas com especialistas de referência. Entre eles, está a análise do professor Paulo Saldiva, médico patologista da USP, sobre os impactos da poluição atmosférica e das mudanças climáticas na saúde da população. Também traz entrevista exclusiva com o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, que detalha ações locais voltadas ao monitoramento e à redução das emissões de poluentes.
Outro destaque é o artigo de opinião de Ana Carboni, integrante da Organização Rodas da Paz, que discute a relevância dos modos ativos de transporte, como bicicleta e caminhada, para a mitigação da crise climática. Já a pesquisadora Renata Florentino reflete sobre os desafios de um “urbanismo tropical” no contexto da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal.
Na seção “Rede Urbanidade Convida”, o diretor de Mobilidade do Ministério das Cidades, Marcos Daniel, analisa o papel da mobilidade urbana na agenda climática nacional. A edição inclui ainda a visão do professor Hartmut Günther sobre a relação entre mobilidade, consumo energético e mudanças climáticas, além das experiências inovadoras apresentadas pelo CitiLab, novo espaço de pesquisa sobre o futuro das cidades.
Rede Urbanidade
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), em parceria com pesquisadores, associações e entidades da sociedade civil dedicadas ao tema da mobilidade. Seu objetivo é assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, implementação e fiscalização das políticas locais de mobilidade urbana. O grupo também busca ser um espaço democrático de articulação, discussão e proposição de soluções para os desafios dessa área, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
A Revista Urbanidade é uma publicação da Rede Urbanidade, iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a sociedade civil organizada. Disponível em versão impressa e digital, a revista amplia o debate sobre mobilidade sustentável, qualidade de vida e justiça socioambiental nas cidades.
A 5ª edição pode ser acessada gratuitamente no portal do MPDFT, na página da Revista Urbanidade. Para acessar as edições anteriores, clique aqui.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial