Você, leitor ou autor, pode indicar escritores e ilustradores até 20/10
O Prêmio Ler é Legal 2026 já está com inscrições abertas e qualquer pessoa pode indicar escritores e ilustradores do Distrito Federal e do Entorno até 20 de outubro. A iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) busca homenagear esses profissionais, ao mesmo tempo que fomenta a leitura por meio da divulgação de suas obras ao grande público.
A premiação contempla as categorias de literatura infantojuvenil, literatura em geral e ilustração. Serão aceitas obras nos seguintes gêneros: conto, romance, fábula, poesia, cordel, crônica, novela, peça teatral, ensaio, lenda ou letra de música. A comissão avalia as obras com base em critérios como criatividade, originalidade, relevância do tema, clareza e objetividade textual.
Participação
Escritores nascidos ou que residam no Distrito Federal e nos municípios do Entorno estão aptos a participar. Menores de 18 anos também podem se inscrever com autorização do representante legal. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui.
O prêmio é realizado em duas etapas. Na primeira, forma-se um banco literário permanente, composto por escritores do DF e do Entorno. O cadastro pode ser realizado pelos próprios autores ou por indicações da comunidade. Na segunda fase, uma comissão seleciona os homenageados entre os nomes que constam no banco. A cerimônia de homenagem está prevista para abril de 2026, no Espaço Cultural do MPDFT.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial