Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodema visita as instalações renovadas do Arquivo Público do DF

MPDFT

Menu
<

Atuação do MPDFT contribui para melhorias e reforça a importância do acervo histórico

O promotor de justiça Roberto Carlos Batista, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), realizou na última sexta-feira, 19 de setembro, visita ao Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). O objetivo foi conhecer as instalações do órgão depois da reforma motivada pela atuação da Promotoria e acompanhada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para melhor guardar, proteger e disponibilizar o acervo, para profissionais, estudiosos, estudantes, pesquisadores e interessados. Os arquitetos do MPDFT Sérgio Ramalho e Estevan Correa acompanharam a visita.

Recebidos pelo superintendente Adalberto Scigliano e sua equipe, os visitantes percorreram todo o prédio, que é compartilhado com a Secretaria de Segurança Pública, o Detran e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). Eles constataram a real necessidade de disponibilização de edifício próprio para recebimento de acervos que são frequentemente doados, da máxima importância para a história documentada da capital federal. O projeto arquitetônico para a sede própria foi elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o terreno já foi reservado próximo à catedral militar rainha da paz, no Eixo Monumental.

Atualmente, o acervo conta com objetos como documentos, livros, pranchas arquitetônicas, plantas e mapas, além de itens em audiovisual e fotografias. Só o Jornal de Brasília, por exemplo, doou, este ano, quase 20 mil exemplares encadernados e mais de um milhão de fotografias, que registram ao longo dos anos fatos jornalísticos e narrativas da história de Brasília. O arquivo público recebeu também o acervo de Lúcio Costa, Niemeyer, Athos Bulcão, entre outros. A instituição conta com muitas peças sobre a transferência da capital federal para o planalto central, como os relatórios Cruls, a partitura da “Sinfonia da Alvorada”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e sobre a história de Brasília.

Para o promotor Roberto Carlos, a população e principalmente as escolas deveriam incluir em seus roteiros de visita o arquivo público para ter mais conhecimento de fatos, acontecimentos e episódios históricos marcantes da capital da República. “O MPDFT, por intermédio da 1ª Prodema, prezando a valorização e preservação do patrimônio cultural do DF, vê com muita alegria que seu trabalho logrou melhor acondicionar e disponibilizar o acervo do arquivo público do DF, embora demande mais espaço. Seu rico patrimônio pode viabilizar projetos e realizações culturais no setor, como ocorreu com a criação do longa-metragem ‘Brasília 65 anos: Do sonho ao concreto: heróis anônimos’, com direção de Walther Neto e narração do ator Jackson Antunes. O filme exibe imagens inéditas da construção da capital federal e enaltece o trabalho dos candangos.”

O filme citado pelo promotor foi apresentado no dia 26 de junho deste ano, na Praça dos Três Poderes, por ocasião da celebração de um ano de reabertura da Casa de Chá. O documentário é fruto de uma parcela mínima de películas restauradas e pertencentes ao arquivo público do DF.

Ainda este ano, o arquivo público receberá uma máquina para fazer a restauração de filmes que constituirão relevante fonte de pesquisa e descobertas.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.