Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT visita Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Sobradinho

MPDFT

Menu
<

Na inspeção, foram identificadas melhorias estruturais e operacionais necessárias para fortalecer o atendimento à população

A 5ª Promotoria Regional de Defesa de Direitos Difusos (Proreg) realizou uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) de Sobradinho nesta terça-feira, 16 de setembro. O intuito foi avaliar as condições de funcionamento da unidade e identificar melhorias necessárias no atendimento à população da região norte do Distrito Federal.

O promotor de justiça Cláudio João Medeiros participou da reunião, que foi conduzida pela supervisora do Capsi, Ingrid Jeane, e pela assistente social Janaína Araújo. O foco do debate foi a análise da estrutura dos grupos terapêuticos, da disponibilidade de recursos humanos, das condições de infraestrutura e de aspectos logísticos que impactam diretamente a qualidade dos serviços prestados.

Desafios

Durante a visita, destacou-se a carência no quadro de pessoal, especialmente pela falta de motoristas para visitas domiciliares e transporte para os pacientes. Atualmente, apenas uma profissional realiza esse trabalho, uma vez por semana, limitando significativamente a capacidade de atendimento.

Também foram observadas fragilidades na infraestrutura: a quadra esportiva apresenta problemas estruturais e não pode ser utilizada em atividades terapêuticas; o parquinho foi desativado por questões de segurança; além de problemas de goteiras e na rede elétrica, que não suporta o uso de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado.

Outro ponto crítico encontrado foi em relação ao transporte e à acessibilidade. A distância e a falta de alternativas adequadas dificultam o acesso dos pacientes, em especial aqueles que vivem em áreas rurais, resultando em baixa adesão ao tratamento. Além disso, foi identificado que a falta do fornecimento regular de medicamentos de alto custo, necessários para o tratamento psiquiátrico, compromete a continuidade do cuidado oferecido pelo Capsi.

Prioridades

Diante do cenário, foram elencadas algumas prioridades para análise e encaminhamentos futuros. Entre elas, a avaliação de soluções logísticas de transporte em parceria com órgãos competentes; o acompanhamento das demandas de infraestrutura junto às instâncias responsáveis; o fortalecimento da articulação intersetorial com vistas à ampliação de parcerias; e o estudo de medidas de modernização tecnológica que possam aprimorar os serviços prestados.

O promotor de justiça Cláudio João adiantou que o MPDFT acompanhará a situação e buscará articulação com os órgãos responsáveis para viabilizar as melhorias necessárias. “A cooperação entre o Ministério Público e os serviços de saúde é essencial para identificar desafios e construir soluções que garantam à população o acesso a serviços de saúde mental mais eficazes e de qualidade”, concluiu.

Também foi levantada a necessidade de fortalecer a integração entre o Capsi e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do matriciamento. O intuito é definir fluxos claros de encaminhamento, evitando que pacientes que não necessitam de atendimento especializado sejam direcionados ao Capsi.

Abrangência

O Capsi de Sobradinho atende uma extensa área geográfica, que também inclui Sobradinho 2, Rota do Cavalo, Fercal, Planaltina, Rio Preto, Vale do Amanhecer, Arapoanga e Lago Oeste. A unidade mantém atividades terapêuticas praticamente todos os dias da semana, com destaque para grupos especializados, como o de apoio ao luto para crianças e adolescentes e o grupo voltado a pessoas em cumprimento de medidas judiciais.

O promotor de justiça ressaltou que “o Capsi desenvolve um trabalho essencial para a saúde mental de crianças e adolescentes em uma região muito ampla, mas enfrenta desafios significativos que precisam ser endereçados para garantir um atendimento de maior qualidade”.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.