Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotora de justiça lança livro sobre participação popular na intervenção urbanística

MPDFT

Menu
<

Obra será lançada em 18 de dezembro, na Sede do MPDFT

A promotora de justiça Yara Maciel Camelo lança, na segunda-feira, 18 de dezembro, às 19 horas, o livro “Intervenção urbanística e participação popular - o caso da Praça de Planaltina/DF entre o processo de placemaking e a consecução de direitos”. O evento ocorrerá no Espaço Ágora, na Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

A obra descreve a pesquisa realizada sobre a intervenção urbana na Praça Coronel Salviano Guimarães em Planaltina, no Distrito Federal, entre 2015 e 2018. O estudo investigou a participação popular no processo e a relação com a preservação do patrimônio histórico e cultural. Ele também trata da importância da participação popular na gestão democrática das cidades, considerando a legislação brasileira que assegura esse direito. 

A Praça Coronel Salviano Guimarães é um espaço de grande significado histórico e passou por intervenção visando melhorar a acessibilidade, segurança e mobiliário. Durante a intervenção, foi conduzida uma oficina de revitalização com base na metodologia do placemaking, que busca valorizar os anseios da população em relação ao uso de espaços públicos. A pesquisa examinou a participação da população no processo de intervenção, analisou as demandas da comunidade e investigou o papel do Ministério Público nesse contexto.

Para Yara Camelo, “a publicação traz reflexões sobre a importância da participação popular na construção de cidades mais justas, inclusivas e culturalmente ricas, bem como uma valiosa contribuição para a compreensão da intersecção entre placemaking, participação ativa da comunidade e concretização de direitos, destacando-se a importância de entendermos a cidade não apenas como um espaço físico, mas como um ambiente onde as pessoas vivem, interagem e constroem suas identidades”.

Além de promotora de justiça com atuação na ordem urbanística, Yara é doutoranda em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); mestre em Direito pelo IDP e em Arquitetura e Urbanismo pelo UniCEUB. 

Serviço 

Lançamento do livro “Intervenção urbanística e participação popular - o caso da Praça de Planaltina/DF entre o processo de placemaking e a consecução de direitos”
Data: 18 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Espaço Ágora - Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sede do MPDFT

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.