Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Dia Mundial sem Carro: Rede Urbanidade marca a data em evento pela mobilidade ativa

MPDFT

Menu
<

Iniciativa buscou chamar a atenção para a necessidade de alternativas ao automóvel

Nesta sexta-feira, 22 de setembro, a população do Distrito Federal foi convidada a deixar o carro em casa e se juntar à Rede Urbanidade para fazer o trajeto entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Câmara Legislativa. Bicicletas, monociclos, patins e patinetes foram os veículos escolhidos pelos participantes para celebrar o Dia Mundial sem Carro.

O promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, espera que o evento sirva para chamar a atenção sobre a necessidade de alternativas para a mobilidade urbana no Distrito Federal. “Não se muda a realidade de um dia para o outro, mas precisamos começar a conscientizar as pessoas sobre outras formas de se deslocar pela cidade. É pelo bem da coletividade”, afirmou.

Pessoas de diferentes profissões e estilos de vida se juntaram ao grupo para celebrar a data. A funcionária pública Olga Batista dos Santos conta que escolheu não ter carro e se locomover pela cidade de bicicleta e transporte público. “Quando se fala de um dia mundial sem carro, também estamos falando da redução de poluentes e de uma outra forma de se relacionar com a cidade”, avaliou.

João Paulo de Andrade Junior também é servidor público e usa um monociclo há mais de dois anos. Ele acredita que o Dia Mundial sem Carro é uma oportunidade para promover formas mais positivas de deslocamento. “Precisamos de uma mobilidade mais humana e fraterna e menos violenta e poluente”, disse.

A professora Kátia Garcia, acompanhada da cachorrinha de estimação, também participou da iniciativa. Ela lamenta que as opções de mobilidade sem carro recebam menos investimento e atenção do poder público. “Faltam espaços para se andar de forma segura na cidade e o transporte público não atende a demanda da população. Mobilidade é qualidade de vida”, opinou.

O evento foi organizado em parceria com a União dos Ciclistas do Brasil, o Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, as Associações Andar a Pé, Rodas da Paz e Amo 700 Sul e os coletivos Bike Anjo, Brasília para Pessoas e Cicloviaativa.

Propostas

Como parte das iniciativas da Semana da Mobilidade, a Rede Urbanidade realizou, no último dia 20, a roda de conversa “Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência do Distrito Federal?”. No encontro, os participantes puderam apresentar propostas, que foram documentadas e serão encaminhadas aos órgãos envolvidos na política local de mobilidade urbana.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.