Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Revista Urbanidade: segunda edição será lançada em live nesta quinta, 20/7

MPDFT

Menu
<

A segunda edição da Revista Urbanidade tem como tema principal o transporte coletivo rodoviário e traz reflexões sobre os diversos aspectos desta política pública. 

Para marcar o lançamento da mais nova edição da Rede Urbanidade será realizado um webinário nesta quinta-feira, 20 de julho, às 19h, pelo canal da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor) no Youtube. No evento virtual, especialistas, acadêmicos, ativistas e representantes do governo local e do Ministério Público discutirão desafios e soluções para o transporte coletivo no Distrito Federal, que é tema central da publicação. 

A mediação do webinário será feita pela representante da ONG Rodas da Paz e integrante da Rede Urbanidade, Renata Ribeiro Aragão. A política pública do transporte coletivo no DF será debatida por cinco participantes: o professor da Universidade de Brasília Paulo César Marques irá falar sobre o custo do transporte público; o militante pelo passe livre e pesquisador Paique Duque Santarém terá uma fala sobre a gratuidade do transporte público; o economista do Instituto MDT Wesley Ferro Nogueira fará sua exposição sobre a mobilidade urbana sustentável e a qualidade do transporte coletivo.; o promotor de Justiça Alexandre Sales defenderá uma nova licitação do STPC do DF; e o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Flávio Murilo de Oliveira, fará um panorama sobre a realidade atual do transporte coletivo na capital do país. 

Para participar do evento, não é necessário inscrição prévia, basta acessar o youtube no dia e horário do webinário. A transmissão contará com intérprete em libras. Aqueles que tiverem interesse na certificação, deverão registrar a presença e emitir o certificado na plataforma EaD do site do MPDFT. Ao longo do evento, será informado o passo a passo para a emissão do certificado. 

Iniciativa

Com a ideia de ampliar o debate sobre a mobilidade sustentável no DF, foi criada a Revista Urbanidade. Especialistas, ativistas, pesquisadores e profissionais participam por meio da concessão de entrevistas e da redação de textos e dados destacados nas publicações, que são disponibilizadas exclusivamente no formato digital. 

A primeira edição foi lançada em 1º de fevereiro deste ano, com o tema da velocidade no trânsito. Em matérias, entrevistas e artigos, o assunto foi tratado sob diferentes perspectivas. Além dos riscos envolvidos no excesso de velocidade, tanto do ponto de vista coletivo quanto das vítimas individuais, a publicação apresenta possíveis caminhos para o futuro da mobilidade no Distrito Federal. Foram apresentados os exemplos da Suécia, com seu programa Visão Zero, e de cidades que adotaram zonas de velocidade reduzida, como Santiago (Chile), Oxford (Inglaterra) e Amsterdã (Holanda). Para acessar a publicação, clique aqui.

Rede Urbanidade

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, implementação e fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Webinário de Lançamento Revista Urbanidade nº 2

Data: 20 de julho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Canal da Secor no YouTube 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.