Curso reúne profissionais da segurança pública e busca fortalecer atendimento, acolhimento e atuação integrada em casos de desaparecimento

Promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Subsecretaria de Integração de Políticas Públicas de Segurança (Subisp), a capacitação busca qualificar profissionais para o atendimento a pessoas desaparecidas ou em potencial situação de desaparecimento e para o acolhimento de familiares e amigos.
Durante a abertura, Polyanna Silvares destacou que o enfrentamento ao desaparecimento exige uma atuação múltipla e intersetorial. Segundo a promotora, a integração é especialmente importante porque os órgãos de segurança pública estão entre os primeiros a identificar pessoas desaparecidas ou em potencial situação de desaparecimento, inclusive em situação de rua que podem estar sendo procuradas por familiares.

A formação segue até 28 de agosto, e reúne servidores da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e SSP. Além do aprimoramento técnico, o curso aborda os impactos sociais, emocionais e familiares relacionados ao desaparecimento, com foco em práticas de acolhimento, escuta qualificada e proteção de direitos.
Também participaram da abertura a secretária executiva Institucional e de Políticas de Segurança Pública, Regilene Siqueira; o defensor público Thiago Kalkmann; o coordenador de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa, Wislei Salomão; e a representante da Subisp, tenente-coronel Larissa de Jesus.
Atuação integrada
O curso faz parte das ações de capacitação permanente desenvolvidas pela SSP-DF para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao desaparecimento de pessoas. No DF, a atuação é estruturada a partir da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas e da Rede Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas, coordenadas pela SSP.
A proposta é ampliar a articulação entre os diferentes atores envolvidos e aprimorar os procedimentos adotados desde o registro e a identificação de uma situação de desaparecimento até a localização da pessoa e o atendimento aos familiares.
Por meio do Plid, o MPDFT contribui para essa articulação interinstitucional e para o desenvolvimento de estratégias destinadas à localização e identificação de pessoas desaparecidas, com atenção à proteção dos direitos das pessoas e de seus familiares.
Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos
O Plid teve origem no Ministério Público do Rio de Janeiro, que criou o Sinalid. Por meio de acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foram criados os Plid nos Ministérios Públicos, inclusive no DF. O programa permite a consolidação de dados de diferentes instituições e o cruzamento de informações para apoiar a localização de pessoas desaparecidas e a identificação de pessoas sem registro civil ou documentos.
A base de dados do Plid é alimentada com informações de boletins de ocorrência, cadastros socioassistenciais, registros hospitalares e outros sistemas públicos. Essa integração facilita a identificação de vínculos entre pessoas desaparecidas e pessoas encontradas em situação de vulnerabilidade – como em hospitais, abrigos ou nas ruas.
Clique aqui para saber mais sobre o Plid.
__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
