Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Reencontrar: MPDFT lança campanha em escolas sobre desaparecimento de crianças 

MPDFT

Menu
<

A iniciativa, em parceria com a SSP-DF, será apresentada em 25 de maio, data dedicada à conscientização sobre crianças desaparecidas. A campanha inclui palestras, materiais educativos e mobilização em unidades escolares do DF

Quando uma criança desaparece, cada minuto é tomado pelo medo, pela angústia e pela incerteza. Para quem se perde, há o desespero de não encontrar ajuda ou reconhecer o caminho de volta. Para a família, começa uma busca marcada pela aflição e pela esperança de um reencontro rápido. Em situações assim, informação e ação imediata podem salvar vidas. Com o objetivo de conscientizar crianças, responsáveis e escolas sobre prevenção e resposta rápida em casos de desaparecimento infantil, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) lançam a campanha “Reencontrar - Quem ama, não espera. Avisar rápido salva”.

A ação será apresentada em 25 de maio, data em que são celebrados o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas e o Dia Distrital da Criança Desaparecida. O evento de abertura ocorrerá no Colégio Cívico-Militar Centro Educacional (CED) 07 de Ceilândia e marcará o início de uma mobilização em escolas públicas do Distrito Federal.

A campanha prevê a distribuição de materiais educativos, como adesivos, bottons e folders, em 25 unidades escolares. Dessas, oito receberão palestras sobre prevenção ao desaparecimento e orientações sobre como agir em situações de risco, entre os dias 25 e 29 de maio. As unidades selecionadas estão localizadas em regiões administrativas com maior registro de casos de desaparecimento infantil.

A iniciativa tem a colaboração do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), desenvolvido pelo MPDFT em parceria com a SSP-DF. A ação integra ainda o projeto Desaparecimento em Foco, vinculado à instituição. O público-alvo inclui crianças e adolescentes matriculados nas escolas que participarão da campanha, além de pais, responsáveis, professores e demais profissionais da educação.

Segundo a promotora de justiça do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), Polyanna Silvares, o desaparecimento de crianças e adolescentes é um fenômeno social complexo, que provoca impactos profundos nas famílias e em toda a sociedade. “A campanha Reencontrar busca fortalecer a prevenção, ampliar a conscientização e incentivar respostas rápidas em situações de desaparecimento, alinhando-se às diretrizes da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas”, destaca.

Crianças desaparecidas

O lançamento da campanha ocorre no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas e no Dia Distrital da Criança Desaparecida, celebrados anualmente em 25 de maio. A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade, estimular ações ágeis de investigação e orientar as famílias sobre como agir nesses casos. Em setembro de 2025, o Decreto nº 47.653 instituiu a Semana de Mobilização Distrital para a busca e defesa de crianças desaparecidas.

Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos

O Plid teve origem no Ministério Público do Rio de Janeiro, que criou o Sinalid. Por meio de acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foram criados os Plid nos Ministérios Públicos, inclusive no DF. O programa permite a consolidação de dados de diferentes instituições e o cruzamento de informações para apoiar a localização de pessoas desaparecidas e a identificação de pessoas sem registro civil ou documentos.

A base de dados do Plid é alimentada com informações de boletins de ocorrência, cadastros socioassistenciais, registros hospitalares e outros sistemas públicos. Essa integração facilita a identificação de vínculos entre pessoas desaparecidas e pessoas encontradas em situação de vulnerabilidade – como em hospitais, abrigos ou nas ruas.

Clique aqui para saber mais sobre o Plid.

__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.