A formação será híbrida, e abre a programação do projeto institucional “Lugar de mulher é na política: Juntos por eleições seguras!”

Integrantes do MPDFT poderão participar presencialmente, em um ambiente voltado para o aprofundamento do conteúdo e a troca direta com especialistas que atuam na linha de frente do enfrentamento à violência política de gênero. Para participação presencial, serão oferecidas 50 vagas para membros do MPDFT e 30 vagas para servidores(as), residentes e estagiários(as). As vagas para participação online são ilimitadas.
Com carga horária de 8 horas, a programação do curso prevê mesas técnicas e painéis com abordagem prática e atual. A instrutoria será de Bianca Gonçalves, Bianca Stella Azevedo Barroso, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, Mariane dos Santos Almeida Costa, Nathalia Mariel Ferreira de Souza e Raquel Branquinho — todos integrantes do Ministério Público brasileiro, com experiência qualificada na área. Também participam como convidados representantes da Justiça Eleitoral, advogadas, especialistas e sociedade civil.
Entre os temas abordados estão políticas afirmativas no sistema eleitoral, legislação sobre violência política de gênero, atuação institucional e monitoramento da violência política de gênero e raça no Brasil, com foco em desafios concretos e caminhos de resposta para o Ministério Público.

O curso marca a primeira ação do projeto “Lugar de mulher é na política: Juntos por eleições seguras!”, promovido pelo Núcleo de Gênero (NG), Ouvidoria das Mulheres e Promotorias de Justiça Eleitorais, com iniciativas previstas ao longo do ano. A proposta é fortalecer a atuação do MPDFT na prevenção, identificação e combate à violência política de gênero, contribuindo para uma participação política segura e equitativa de mulheres, com atenção às perspectivas de gênero, raça e diversidade.
Também estão previstas ações de produção e difusão de conhecimento, como a elaboração de filipeta e outras iniciativas de sensibilização e comunicação institucional.
Serviço
Curso "Violência política de gênero e interseccionalidade: desafios e aspectos práticos do enfrentamento pelo Ministério Público"
Data: 26 e 27 de fevereiro
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: salas de treinamento 1 e 2
Modalidade: híbrido, com transmissão pelo YouTube - Para acompanhar o evento no dia 26, clique aqui; e no dia 27, transmissão por meio deste link
Inscrição: até 23 de fevereiro pelo link
Vagas presenciais: 50 vagas para membros do MPDFT e 30 para servidores, residentes e estagiários
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
