Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT requisita informações sobre avanço das obras dos viadutos no Eixão Norte

MPDFT

Menu
<

Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão visitou os locais nesta terça-feira, 9 de dezembro. Prazo estimado para conclusão da recuperação das estruturas é junho de 2026

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) encaminhou, nesta terça-feira, 9 dezembro, ofício para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) para requisitar informações sobre o andamento das obras de recuperação dos viadutos 10 e 11, localizados no início do Eixão Norte. O pedido foi feito após inspeção, realizada na mesma data, para acompanhar a obra, verificar as condições de segurança e avaliar o cumprimento do prazo de entrega.

Durante a visita, foram apresentadas demonstrações técnicas e prestados esclarecimentos, que permitiram compreender o atual estágio de recuperação das estruturas. No entanto, segundo o documento, é essencial obter informações adicionais que detalhem a sequência lógica de execução, especialmente quanto aos procedimentos técnicos subsequentes ao tensionamento dos cabos nos dois viadutos, bem como à remoção dos escoramentos. 

O ofício requisita que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a Novacap apresente o cronograma físico-financeiro atualizado, contendo as principais etapas de finalização de ambos viadutos, o planejamento de retirada dos escoramentos e as fases previstas para a recuperação das lajes inferiores.

Inspeção

Na inspeção, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que o cronograma das obras segue normal, apesar do impacto das chuvas. “O desafio é compatibilizar a concretagem, que será realizada no próximo dia 20 de dezembro, com o período chuvoso. Essa será a primeira de três etapas”, disse. Até o momento, 50% dos trabalhos já foram concluídos. 

De acordo com Sabo, já foram realizados todos os trabalhos com relação aos pilares no viaduto 10 e 11. Atualmente, estão sendo feitos os últimos reparos nas caixas escondidas e também finalizados o cabeamento para a realização do concreto protendido. Para o avanço nos trabalhos, o número de colaboradores aumentou, sendo 60 atuando diariamente.

O procurador distrital ressaltou que o prazo para conclusão da obra é junho de 2026, mas há previsão de liberação das pistas em março. “Haverá a necessidade de realização de um trabalho na parte inferior dos dois viadutos, mas esse trabalho só pode ser realizado depois da retirada do escoramento que será, provavelmente, no final de janeiro ou início de fevereiro”, completou.

Também estiveram presentes na vistoria os engenheiros civis do MPDFT Daniel Fernandes e Raúl Burnett. A equipe foi recebida pelo presidente da Novacap, Fernando Leite, além dos diretores de engenharia e pelos engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.