Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão visitou os locais nesta terça-feira, 9 de dezembro. Prazo estimado para conclusão da recuperação das estruturas é junho de 2026

Durante a visita, foram apresentadas demonstrações técnicas e prestados esclarecimentos, que permitiram compreender o atual estágio de recuperação das estruturas. No entanto, segundo o documento, é essencial obter informações adicionais que detalhem a sequência lógica de execução, especialmente quanto aos procedimentos técnicos subsequentes ao tensionamento dos cabos nos dois viadutos, bem como à remoção dos escoramentos.
O ofício requisita que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a Novacap apresente o cronograma físico-financeiro atualizado, contendo as principais etapas de finalização de ambos viadutos, o planejamento de retirada dos escoramentos e as fases previstas para a recuperação das lajes inferiores.
Inspeção
Na inspeção, o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que o cronograma das obras segue normal, apesar do impacto das chuvas. “O desafio é compatibilizar a concretagem, que será realizada no próximo dia 20 de dezembro, com o período chuvoso. Essa será a primeira de três etapas”, disse. Até o momento, 50% dos trabalhos já foram concluídos.
De acordo com Sabo, já foram realizados todos os trabalhos com relação aos pilares no viaduto 10 e 11. Atualmente, estão sendo feitos os últimos reparos nas caixas escondidas e também finalizados o cabeamento para a realização do concreto protendido. Para o avanço nos trabalhos, o número de colaboradores aumentou, sendo 60 atuando diariamente.

Também estiveram presentes na vistoria os engenheiros civis do MPDFT Daniel Fernandes e Raúl Burnett. A equipe foi recebida pelo presidente da Novacap, Fernando Leite, além dos diretores de engenharia e pelos engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
