Iniciativa do Nuav e da Cauto oferece espaço de escuta, acolhimento e orientação, com foco em crimes de trânsito, feminicídios e homicídios

O encontro foi conduzido a partir da metodologia dos círculos de construção de paz, prática restaurativa que proporciona um ambiente seguro e acolhedor para a expressão de sentimentos, algo que nem sempre é possível no rito penal convencional. Em formato circular, os participantes são convidados a compartilhar dores, dúvidas e impactos dos traumas vividos, com estímulo à escuta respeitosa e ao apoio mútuo.
A dinâmica é orientada por dois facilitadores capacitados. Um roteiro com perguntas organiza os momentos de fala e escuta, favorecendo a construção de confiança e a validação das experiências pessoais em um espaço sigiloso e empático. Ao final, os participantes também podem receber orientações sobre etapas do processo penal e sobre serviços disponíveis na rede de proteção às vítimas.
A iniciativa está alinhada ao Projeto Amparar, do Nuav, que busca promover a proteção integral de vítimas diretas e indiretas de crimes no Distrito Federal, com foco no acolhimento humanizado, garantia de acesso à informação e prevenção da revitimização. O projeto atende familiares e vítimas de homicídio, feminicídio consumado ou tentado, latrocínio, lesão corporal com resultado morte e crimes de trânsito com resultado morte.
Você foi vítima de um crime?
Os Círculos de Apoio às Vítimas são uma oportunidade de acolhimento e orientação sobre o sistema de Justiça, além de apoio emocional. O atendimento do Projeto Amparar dispõe de canais de contato e endereço institucional. Acesse aqui para mais informações.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
