Estudantes de São Sebastião e do Cruzeiro participam de visita ao Ministério Público e descobrem o papel da justiça na construção de um futuro mais justo e solidário

Entre risadas e olhares atentos, os 33 alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos deram início a uma tarde de aprendizado sobre cidadania e justiça. Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina institucional e refletir sobre a importância do Ministério Público para a sociedade.
Troca de saberes
A promotora de justiça e gestora do projeto “Promotor por um Dia”, Fernanda Molyna, compartilhou sua trajetória e destacou a relevância de cultivar valores que sustentem escolhas pessoais e profissionais. “Quando pensamos no promotor de justiça, logo vem à mente aquele que acusa alguém que cometeu um crime, como vemos nos filmes. De fato, essa é uma das nossas funções: analisar provas, verificar se há indícios suficientes e, se for o caso, apresentar a acusação. Mas a atuação do Ministério Público vai muito além disso”, explicou.

O promotor de justiça Mário Fernando Mourão também conversou com os estudantes e destacou o papel do Ministério Público na proteção da sociedade. “O nosso trabalho é garantir proteção da vítima, da família e da comunidade. Quando alguém sofre um crime, é o Ministério Público que atua para buscar justiça, mas sempre com responsabilidade. A gente só acusa quando há provas, e, se não houver, também podemos pedir a absolvição. Fazer justiça é mais do que punir: é agir com equilíbrio e respeito aos direitos de todos”, explicou.
Ao encerrar a conversa, o promotor de justiça Rodolfo Cunha Salles incentivou os estudantes a levarem da visita mais do que informações sobre leis e tribunais. “O mais importante é o que vocês fazem com o que aprenderam aqui. Que essa experiência desperte em cada um o desejo de ser alguém justo, equilibrado e capaz de dialogar. A justiça começa nas pequenas atitudes, em casa, na escola, nas amizades, quando escolhemos agir com respeito e empatia”, destacou.
Depoimentos
A visita à Promotoria de Justiça de São Sebastião deixou marcas de curiosidade e inspiração entre os estudantes. Para Alice Beatriz Santana, de 12 anos, aluna do 6º ano do CED São Bartolomeu, o encontro foi uma oportunidade de descobrir um novo universo. “Achei tudo muito legal. Eles explicaram de um jeito que deu pra entender. Eu não sabia o que o Ministério Público fazia e agora sei um pouco mais. Gostei muito do depoimento do doutor Mário”, contou, sorrindo.
A colega Manuela Nogueira de Niza, também de 12 anos e aluna do 6º ano, destacou a fala da promotora Fernanda Molyna como o ponto alto da visita. “Achei ela inspiradora. Fala muito bem e a história dela motiva a gente. Eu quero fazer pedagogia e o que mais me marcou foi quando ela disse que o nosso trabalho é para a sociedade. Isso me fez pensar que pequenas atitudes podem mudar vidas”, afirmou.
Já David da Silva Barros Machado de Araújo, de 16 anos, estudante do Centro Educacional Athos Bulcão, no Cruzeiro, participou da visita a convite da promotora de justiça Fernanda Molyna, após um encontro realizado em sua escola. Interessado na carreira jurídica, o jovem contou que seu desejo de seguir esse caminho nasceu de uma experiência pessoal marcante.
“Quero ser promotor porque acredito na importância da justiça. Meu pai faleceu em decorrência do uso de anabolizantes, e isso me fez querer lutar contra o crime e ajudar outras pessoas. Eu sei que um promotor a mais não vai acabar com o crime no país, mas pode fazer diferença”, afirmou.
Para Cleide Aparecida da Costa, pedagoga do CED São Bartolomeu, a atividade representa uma oportunidade transformadora para os alunos. “É muito importante que nossos estudantes tenham esse contato e conheçam de perto o que é o Ministério Público. Muitos nem sabiam o que significava a sigla MPDFT. Quando entendem o trabalho dos promotores e veem a relevância social dessa atuação, isso pode despertar neles o desejo de seguir uma carreira promissora e fazer a diferença. Para nossa comunidade, é uma experiência única”, ressaltou.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
