Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Alunos da Estrutural são premiados pelo Concurso “Minha Voz na Nova Lei”

MPDFT

Menu
<

Os trabalhos vencedores ficarão expostos no Espaço Cultural do MPDFT até 30 de janeiro

Nesta terça-feira, 21 de outubro, ocorreu a cerimônia de premiação do concurso cultural “Minha Voz na Nova Lei” e a abertura da mostra, que ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2026, no Espaço Cultural do MPDFT, localizado na Promotoria de Justiça de Brasília II. O evento foi aberto ao público e contou com a presença dos estudantes, familiares, professores, autoridades e integrantes do MPDFT. A iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios reuniu produções de estudantes de duas escolas da Estrutural, com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre a Lei nº 15.100/25, que restringe o uso de celulares em escolas de educação básica.

Os estudantes das turmas do 4º e 5º anos dos Centros de Ensino Fundamental (CEF) 02 e 03 da Estrutural entraram na competição incentivados a compreender criticamente a legislação, fortalecer a cidadania e demonstrar o protagonismo juvenil. Os alunos tiveram contato com os temas debatidos em sala de aula e viram suas produções reconhecidas por uma comissão avaliadora. Ficaram em 1º lugar na categoria redação, a estudante Ana Beatriz Coelho de Oliveira, do 5º ano G, CEF 02 da Estrutural; na categoria história em quadrinhos; Maria Júlia, do 4º ano D, também do CEF 02; e em desenho, o aluno Ycaro Ramon Rodrigues Rocha, do 4º ano J, do CEF 03.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de justiça, Georges Seigneur, reforçou que todos os estudantes presentes também são vencedores, e prestou homenagem aos professores, salientando o quanto eles são importantes na formação de cada adulto. Para o promotor de justiça idealizador do projeto, Bruno Vergini de Freitas, “é muito relevante esse debate público sobre o uso do celular, pois o Brasil consta em pesquisas como o segundo país do mundo onde os jovens mais usam celular. Promover esse concurso em um local de vulnerabilidade, como a Estrutural, tem um grande benefício, que é poder trazer essas crianças para presenciar o quanto o estudo pode levá-las a trabalhar em bons locais e ter mais oportunidades, inspirá-las e incentivá-las”. 

Segundo a vice-procuradora-geral de justiça jurídico-administrativa, Selma Sauerbronn, que por anos atuou na Infância e Juventude, foi muito gratificante poder ter participado da solenidade devido ao protagonismo que a iniciativa ofereceu às crianças e adolescentes em torno do tema que envolve diretamente a educação delas. Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Miridan Fraga, e os seguintes representantes do MPDFT: vice-procurador-geral de justiça institucional, Antônio Marcos Dezan; procurador de justiça e chefe de Gabinete, Nísio Tostes; promotor de justiça e assessor de Políticas Institucionais, Ruy Reis; e a promotora de justiça e assessora especial de Políticas de Atendimento ao Público, Thaíse Dezen. 

Para a diretora do CEF 03 da Estrutural, Sheila Lemos, “o concurso foi muito importante para a escola e para os estudantes poderem descobrir como se faz uma lei, praticando ativamente a cidadania”. Juliana Gomes, diretora do CEF 02, completa: “Aqui, hoje, vejo o brilho dos nossos alunos, que, com certeza, fazem nossa escola brilhar muito mais. Só tenho a agradecer aos pais, pois é muito importante se fazerem presentes na vida deles, porque os filhos são o espelho dos pais”. Para Gean Rabelo, pai de Ana Beatriz, “o concurso foi um estímulo muito importante para as crianças, ser reconhecido perante às outras, foi um incentivo para que elas se dediquem e vejam que o estudo tem recompensa”.

Premiados

Maria Júlia Cardoso de Almeida, de 10 anos, mora na Estrutural com seus pais e é uma estudante dedicada, que demonstra organização e interesse pelas atividades escolares. A aluna foi premiada na 1º colocação na categoria história em quadrinhos. “Fiquei muito feliz! É interessante essa lei porque o celular prejudica muito e pode fazer mal pra nossa saúde. O concurso foi bom por poder falar o que a gente pensa. Eu não imaginava que podia ganhar e gostei muito de o meu trabalho estar sendo exposto para outras pessoas verem”.

Ycaro Ramon Rodrigues Rocha tem 12 anos e reside na Estrutural com os pais e dois irmãos. É descrito como um menino alegre, educado, dedicado e organizado. O estudante adora desenhar, jogar bola e está participando do Programa Superação da SEE/DF, para avançar nos estudos. Não é à toa que o jovem conquistou o 1º lugar na categoria desenho. “Sempre gostei de desenhar. Minha mãe perguntava se eu queria ser desenhista. Comecei a desenhar, minha turma me apoiou e agora estou aqui ganhando esse prêmio. O apoio dos meus pais também foi muito importante”.

Ana Beatriz Coelho de Oliveira, de 11 anos, mora na Estrutural com os pais e uma irmã. Conhecida como uma menina alegre, educada e estudiosa, que gosta de desenhar, montar cubos mágicos e fazer experimentos. Na escola é sempre destaque. Tanto que além de 1º lugar na categoria redação, ficou em 2º no desenho. Segundo a jovem, “a escrita é muito boa para incentivar as pessoas a contar histórias e mudar suas vidas. Receber o prêmio significa que eu melhorei nas redações e escrevo muito melhor que antes”. 

Outros alunos também tiveram destaque em seus trabalhos. Foram selecionados em segundo lugar na categoria redação, a aluna Helloysa de Fátima Gomes Araújo, do 5º L do CEF 03; em história em quadrinhos, a estudante Ana Clara, 5º R do CEF 03; e na categoria desenho, Ana Beatriz Coelho de Oliveira, do 5º G, do CEF 02.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.