Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove círculo de apoio a vítimas de crimes e familiares

MPDFT

Menu
<

Iniciativa do Nuav e da Cauto oferece espaço de escuta, acolhimento e orientação sobre o sistema de justiça

Na última sexta-feira, 10 de outubro, foi realizado, na Promotoria de Justiça de Brasília II, mais um Círculo de Apoio às Vítimas de Crimes e aos seus Familiares, promovido pelo Núcleo de Atendimento à Vítima (Nuav), em parceria com a Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto). O encontro reuniu vítimas e familiares para compartilhar experiências em um ambiente de escuta, acolhimento e apoio mútuo.

A atividade é conduzida pela equipe de autocomposição do MPDFT, formada em círculos de construção de paz, em um ambiente respeitoso, empático e sigiloso. Ao final, os participantes recebem orientações sobre o funcionamento da Justiça criminal, as etapas do processo penal e os serviços disponíveis na rede de apoio e proteção às vítimas.

De acordo com a promotora de Justiça Jaqueline Gontijo, coordenadora do Nuav, o objetivo dos círculos é oferecer um espaço seguro para que os participantes possam expressar suas emoções e encontrar suporte no grupo e nos profissionais que conduzem as reuniões. “Nos círculos, buscamos oferecer um espaço de escuta e acolhimento, onde cada pessoa possa expressar suas dores, reconstruir significados e perceber que não está sozinha”, explicou.

O promotor de Justiça Gladson Viana participou do encontro e destacou que a iniciativa aproxima o Ministério Público das pessoas diretamente afetadas pela violência. Segundo ele, “o círculo permite ao Ministério Público aproximar-se dessas pessoas que são afetadas profundamente por esses crimes e que, antes dessa iniciativa tão relevante do Nuav e da Cauto, permaneciam invisíveis perante o sistema de justiça criminal”.

Você foi vítima de um crime?

Os Círculos de Apoio às Vítimas são uma oportunidade para ser escutado de forma empática, atenta e respeitosa. O encontro pode ajudar na reconstrução emocional e também oferece orientações práticas sobre o processo criminal — como será seu depoimento, quais são os seus direitos e como buscar o ressarcimento de prejuízos.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.