Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Metrô: MPDFT realiza reunião para tratar sobre funcionamento e modernização de trens

MPDFT

Menu
<

Encontro com representantes da companhia foi nesta segunda-feira, 13 de outubro. Representantes da concessionária terão que prestar informações sobre manutenção dos trens

O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, e o promotor de justiça Bernardo Matos, realizaram reunião nesta segunda-feira, 13 de outubro, com representantes do metrô, sobre o funcionamento e a prestação dos serviços oferecidos pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô).

Ficou definido, durante a reunião, que eles terão que informar ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a respeito dos processos de modernização e manutenção do metrô. No encontro, os integrantes da companhia já apresentaram esclarecimentos técnicos sobre o funcionamento do sistema metroviário do DF. 

A reunião foi motivada por diversas manifestações da população, por meio da ouvidoria do MPDFT, em relação ao mau funcionamento dos trens. Dentre os principais problemas apontados pelos usuários, destacam-se: frequentes atrasos e interrupções na circulação dos trens; superlotação nos horários de pico; falhas no sistema de climatização e iluminação em algumas composições; ausência de informações claras e tempestivas em situações de interrupção do serviço.

Eduardo Sabo ressalta que “a segurança dos passageiros e o regular funcionamento do metrô é primordial para a população. Por isso, há necessidade de compreendermos como está a resolução dos problemas apontados e principalmente qual é o planejamento para o aumento do número de trens da frota e a ampliação das linhas para melhor atendimento à população”.

Problemas técnicos

Em 8 agosto deste ano, a circulação dos trens foi interrompida por sete horas em razão do rompimento de um cabo de energia devido a uma sobrecarga elétrica. Entre janeiro e agosto de 2025, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal  interrompeu o serviço 49 vezes. A maioria das ocorrências, 44 delas, ocorreu devido a problemas como falhas técnicas, dificuldades operacionais, manutenção corretiva, entre outros. 

Em relação a problemas externos, houve apenas cinco ocorrências registradas, que envolvem interferência de terceiros na via, quedas de energia da concessionária, manifestações, acidentes externos, entre outros.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.