Cerca de 40 alunos visitaram a PJ da cidade na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro

Os estudantes foram recepcionados pelos promotores de justiça Fernanda Molyna, Luciana Asper, Márcio Vieira, Ricardo Contardo, Bruno Carvalho, Alexandre Pucci e Júlio Augusto, além da chefe de gabinete da PJ de Ceilândia, Shirlei Francisco, e do servidor Ewerton Nunes. Eles compartilharam as trajetórias pessoais para atingirem os próprios objetivos e as experiências sobre o trabalho desenvolvido pelo MPDFT.
A promotora de justiça e gestora do projeto “Promotor por um Dia”, Fernanda Molyna, destacou que ”o envolvimento dos membros e dos servidores da promotoria com o projeto reabastece a nossa força de trabalho, porque percebemos diretamente o impacto de tardes como esta nas vidas dos estudantes e dos professores”.
Já a promotora de justiça e coordenadora do NaMoral, Luciana Asper, ressaltou que “a proposta de trazer os estudantes para a promotoria é que eles conheçam as histórias inspiradoras de muitos colegas e servidores, entendam o nosso papel, mas também os desafios do MPDFT em dar um remédio efetivo aos direitos violados. Assim, podem compreender o quão importante é que eles se tornem defensores da ordem jurídica e colaboradores em forjar uma sociedade mais justa e fraterna.”Para ela, a troca promovida pelo projeto tem sido muito rica tanto para os membros quanto para os alunos e para a comunidade escolar.
Conhecimento
Estudante do 6º ano do CEF 33 de Ceilândia, Davi Lucena, de 12 anos, contou que a tarde na PJ da cidade foi divertida e o inspirou ainda mais para sonhar com uma carreira como advogado. “Foi muito legal e achei muito inspiradora as histórias de vida dos promotores para chegarem onde estão hoje em dia”, disse. Para o colega de turma de Davi, Akilles Talley, 11 anos, a experiência possibilitou conhecer novas carreiras. “Foi interessante saber várias coisas diferentes sobre as histórias da promotoria e do funcionamento dela”, pontuou.
Na visita ao prédio da PJ de Ceilândia, os alunos conheceram o funcionamento dos setores, o local para o atendimento ao público e os gabinetes dos promotores de justiça. No final das atividades, cada estudante recebeu um certificado do “Promotor por um Dia", que simboliza a experiência e o aprendizado proporcionados pelo projeto.
Para a formadora do NaMoral na região de Ceilândia, Kesia Vieira, “o projeto planta sementes nos corações das crianças que vão transformar os valores e a cidadania delas”. Já o professor de história do CEF 33, André Santana, acredita que “o projeto possibilita que eles tenham noção dos direitos e dos deveres e também que entendam como funciona a justiça dentro da realidade deles e das políticas públicas”.
Promotor por um Dia
A iniciativa é direcionada a estudantes das escolas públicas que se destacaram nas atividades do programa NaMoral, desenvolvido pelo MPDFT nestas unidades de ensino. O projeto desenvolve os valores aprendidos em sala de aula com a prática da cidadania. Com o diálogo junto aos membros e servidores da instituição, os alunos compreendem o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial