Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral promove formação para instrutores do Programa Bombeiro Mirim

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Palestra na Academia de Bombeiros marca parceria para levar valores de cidadania e integridade a crianças e adolescentes do DF

namoral 1Nesta terça-feira, 2 de setembro, a promotora de justiça Luciana Asper ministrou uma palestra na Academia de Bombeiros Militar para apresentar o NaMoral à equipe do Programa Bombeiro Mirim. O encontro marcou o início da formação dos instrutores das brigadas, etapa essencial para que, posteriormente, as atividades da iniciativa sejam levadas aos brigadinos no Distrito Federal.

Para Luciana Asper, idealizadora do programa, “é muito gratificante ver o NaMoral chegando a estes espaços valorosos de projetos sociais. Os bombeiros já carregam este lema de o que vale é salvar vidas, cuidar de vidas, e estou certa de que farão um trabalho primoroso com O NaMoral também”.

O Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), atende cerca de 2 mil crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, em 12 regiões administrativas. As atividades, gratuitas e de contraturno escolar, incluem oficinas, práticas esportivas, recreativas e culturais, além de noções de cidadania, primeiros socorros, prevenção de acidentes e educação para o trânsito. O programa tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e busca garantir proteção, bem-estar e desenvolvimento integral aos jovens.

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O projeto dissemina valores relacionados à integridade, à ética, à cidadania e ao enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas do DF em 2019 e desafiou os jovens, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Cerca de 8 mil alunos foram impactados.

Em 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, com o foco em estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2024, a iniciativa atingiu 58 instituições de ensino público e mais de 20 mil alunos. Em 2025, 73 instituições de ensino passaram a adotar o programa.

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