O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, uma reunião estratégica para aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. O encontro, que aconteceu na Promotoria de Justiça de Samambaia, reuniu 88 profissionais, entre conselheiros tutelares e equipes da educação — orientadores, setor de apoio e salas de recursos, de Samambaia, Recanto das Emas e Águas Quentes.
A iniciativa foi conduzida pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Nevesca) e teve como foco o alinhamento de procedimentos e a integração dos fluxos de atendimento entre escolas e Conselhos Tutelares.
A abertura ficou a cargo da promotora de justiça Camila Britto, coordenadora do Nevesca, que apresentou o histórico da construção do fluxo de atendimento e ressaltou a importância de cada instituição no processo.
Na ocasião, os participantes debateram desafios práticos, esclareceram dúvidas e sugeriram ajustes nos protocolos. O diálogo, de acordo com a promotora de justiça, foi marcado pela parceria e mútua compreensão sobre as atribuições e as dificuldades enfrentadas por cada instituição no dia a dia."A troca de experiências foi fundamental para que conselheiros tutelares e profissionais da educação pudessem compreender as perspectivas e os obstáculos uns dos outros, fortalecendo os laços de confiança e cooperação." reiterou.
O foco central do encontro foi a consolidação do trabalho em rede. Segundo Camila Britto, este é um pilar essencial para assegurar que a vítima não sofra revitimização institucional e receba um atendimento célere, integrado e humanizado desde o momento da revelação ou identificação da violência. “A iniciativa reafirma o compromisso do MPDFT em atuar como articulador da rede de proteção, fomentando o diálogo e a capacitação contínua dos profissionais para garantir a prioridade absoluta dos direitos de crianças e adolescentes, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial