Quatro iniciativas do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estão entre os 54 finalistas do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2025. Os projetos se destacaram entre 772 iniciativas de todo o país que foram habilitadas para concorrer à premiação deste ano. A lista foi divulgada nesta terça-feira, 29 de julho.
Os projetos finalistas do MPDFT são: Jarvis - sistema de reconhecimento e interpretação verbal de áudios judiciais, na categoria "Inovação e transformação digital no Ministério Público"; Mapa Social do Distrito Federal, na categoria "Governança e fiscalização pública pelo Ministério Público"; Ciclo de Palestras - letramento racial e formação antirracista, na categoria "Ações de capacitação e treinamento"; e Alerta de faccionados envolvidos em processos judiciais e extrajudiciais, na categoria “Especial II - enfrentamento das facções criminosas".
A premiação visa contemplar programas e projetos desenvolvidos por membros e servidores do CNMP e do Ministério Público brasileiro que se destacaram na concretização e no alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica do Ministério Público (PNAE) e contribuíram para o aperfeiçoamento das diferentes áreas de atuação do Ministério Público.
Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, prevista para 10 de setembro, às 17h, no auditório do MPDFT. Confira aqui os projetos finalistas.
Conheça as iniciativas do MPDFT
Jarvis - sistema de reconhecimento e interpretação verbal de áudios judiciais é um sistema de inteligência artificial desenvolvido para transcrever e interpretar áudios e vídeos judiciais, identificando falas, participantes e pontos-chave dos depoimentos. Integrado ao sistema NeoGab, o Jarvis elabora resumos automáticos e minutas de alegações finais, gera comparações entre depoimentos e denúncia, além de apontar convergências e divergências probatórias. Sua aplicação promove economia média de 95% do tempo necessário para análise de audiências, aumentando a eficiência e a precisão da atuação de membros e servidores.
O Mapa Social do Distrito Federal - é uma ferramenta que consolida dados sobre as políticas públicas do Distrito Federal para apoiar o planejamento, a atuação e a tomada de decisão da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão e dos demais ofícios de atuação do MPDFT, viabilizando assim, uma forma mais efetiva de cumprimento das atribuições institucionais na defesa dos direitos dos cidadãos. Os mapas consistem em uma ferramenta desenvolvida a partir de um sistema de business intelligence, o QlikSense, que oferece um panorama da realidade social do DF, congregando indicadores e dados estatísticos oficiais de diferentes órgãos públicos e instituições, relativos a diferentes temas de atuação, como educação, saúde, assistência social e orçamento público.
O Ciclo de Palestras - letramento racial e formação antirracista visa o letramento racial de membros e servidores, que contribui para a compreensão da racialização na sociedade brasileira, permitindo que a atuação ministerial, tanto na atividade-fim quanto na atividade-meio, seja permeada por posturas antirracistas. A ação reflete em um atendimento ao público mais empático, em análises processuais livres de discriminação racial e em relações interpessoais mais igualitárias.
Alerta de faccionados envolvidos em processos judicias e extrajudiciais é uma solução tecnológica que possibilita identificar de forma ágil e precisa partes ou interessados vinculados a facções criminosas, otimizando a análise de processos. O uso de alertas visuais em listagens e visualizadores do neoGab torna a informação estratégica acessível em tempo real, alinhada com os dados atualizados mensalmente pela unidade responsável.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial