Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - História Oral: Solange César relembra três décadas de vivências e dedicação ao MPDFT

MPDFT

Menu
<

A servidora compartilha memórias e experiências que marcaram a evolução da instituição

No mais recente vídeo do projeto “História Oral”, a servidora Solange César compartilha sua trajetória, experiências e reflexões acumuladas ao longo de mais de três décadas de dedicação ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A entrevista dá continuidade ao resgate da memória institucional, por meio dos relatos de seus integrantes mais antigos, destacando desafios, conquistas e aspectos que contribuíram para a construção e evolução do MPDFT.

 

Em 1990, ao tomar conhecimento das vagas disponíveis no MPDFT, Solange César se candidatou, foi aprovada e, assim, foi redistribuída do governo federal para integrar o quadro do MPDFT. Ela lembra os desafios e conquistas de um órgão que, na época, ainda estava em formação, com recursos limitados e estrutura embrionária - do trabalho com máquinas de escrever às mudanças estruturais que consolidaram o MPDFT como uma referência.

Em sua trajetória, a servidora atuou em unidades diversas, incluindo a Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema), onde vivenciou de perto o impacto do MPDFT na sociedade, e na área criminal, onde enfrentou desafios únicos. "Nós tivemos que montar uma sala cofre com uma segurança incrível para receber as provas dos crimes de todo o Distrito Federal. Foi um desafio enorme, mas conseguimos com os recursos que tínhamos na época", destacou.

Solange reflete sobre o crescimento do MPDFT com a chegada dos primeiros servidores concursados, em 1994, a luta por melhores condições de trabalho e a inauguração da sede própria, que simbolizou uma nova era para a instituição. Ela também resgata a transformação promovida pela Lei Complementar 75 de 1993, que instituiu o novo modelo de atuação e deu maior autonomia ao Ministério Público. "Precisávamos inovar e mudar o processo para acompanhar as novas demandas da sociedade e garantir que o Ministério Público continuasse a cumprir sua missão", conta. “Essas mudanças foram fundamentais para o crescimento e a consolidação do MPDFT, refletindo a evolução de uma estrutura ainda em construção para se tornar uma referência de atuação no sistema de justiça”, conclui.

Saiba mais

A série "História Oral" busca documentar experiências individuais para a construção de uma memória coletiva sobre o impacto do MPDFT na sociedade. O projeto, sob responsabilidade da Coordenadoria de Documentação e Informação (CDI) e da Seção de Preservação da Memória Institucional (Sepmi), é uma iniciativa de valorização da história por meio do reconhecimento do trabalho daqueles que contribuíram para o fortalecimento da instituição. Para assistir às demais entrevistas, clique aqui.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.