Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade lança revista sobre o andar a pé no Distrito Federal em live nesta quinta

MPDFT

Menu
<

Especialistas participarão de live aberta ao público

nota revista urbanidade3Será lançada, nesta quinta-feira, 25 de janeiro, a terceira edição da Revista Urbanidade, que tem como tema os desafios de pedestres e pessoas com deficiência no Distrito Federal. Para marcar a ocasião, os autores dos artigos participarão de uma live pelo canal do MPDFT no YouTube a partir das 19h. Clique aqui para acessar. 

A nova edição da revista discute os diversos aspectos do andar a pé. Entre os temas dos artigos estão as cidades acessíveis; o histórico das faixas de pedestre e o risco das travessias no Distrito Federal; o conceito de ruas completas e os desafios para sua implantação.

Para o promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, a publicação é uma oportunidade de aproximar a sociedade das discussões contemporâneas sobre urbanismo, mobilidade e sustentabilidade. “Esses debates têm relevância fundamental para o presente das nossas cidades e também apontam caminhos para um futuro mais acessível e humano”, afirmou. Para acessar as edições anteriores da Revista Urbanidade, clique aqui.

Lançamento
Durante a live, os autores dos artigos estarão presentes para uma breve apresentação sobre cada tema e para a interação com os participantes. O engenheiro Wilde Cardoso Gontijo Júnior, coordenador da diretoria da Associação Andar a Pé, falará sobre o histórico das faixas de pedestre. Uirá Lourenço, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do Mobilize, é usuário de bicicleta no dia a dia e vai falar dos riscos das travessias no DF.

Os arquitetos e colaboradores do Andar a Pé Benny Schvarsberg e Magda Sifuentes irão compartilhar suas visões sobre o projeto modernista e rodoviarista que moldou Brasília desde a sua concepção. Bruno Batista, que é membro da equipe de Mobilidade Urbana do WRI Brasil, irá apresentar o conceito de ruas completas e sua importância para uma mobilidade sustentável. E o professor Peter Norton, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e autor dos livros The Dawn of the motor age in American city e Autorama: The illusory promise of high-tech driving, falará sobre cidades mais acessíveis, saudáveis e sustentáveis, tema de seu artigo para a Revista Urbanidade.

O evento é aberto a todos os interessados, e será possível receber certificado de participação. As orientações serão repassadas durante a transmissão. 

Iniciativa
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Serviço

Lançamento Revista Urbanidade N.3

Data: 25 de janeiro

Horário: 19h

Clique aqui para acessar.

Haverá emissão de certificado de participação. Orientações no chat durante o evento. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.