Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ouvidora das mulheres do MPDFT participa de roda de conversa do CNMP

MPDFT

Menu
<

Evento marcou o encerramento dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e grupos vulneráveis

A ouvidora das mulheres do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promotora de justiça Mariana Nunes, participou, nesta segunda-feira, 11 de dezembro, do encerramento dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e grupos vulneráveis. O evento, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), concluiu a mobilização nacional pelo tema.

A promotora de justiça participou da roda de conversa “Nova forma de ativismo: ouvidoras das mulheres ativas” ao lado de Silvia Chakian, do Ministério Público de São Paulo, de Dulcerita Alves, do Ministério Público da Paraíba, da ministra do Tribunal Superior do Trabalho e ouvidora do Conselho Nacional de Justiça, Maria Helena Malman, e da juíza Mariana Queiroz Aquino, ouvidora da Justiça MIlitar.

Ela enfatizou a importância dessa atuação na luta contra o fim da violência de gênero. “O Ministério Público tem o dever de receber essas mulheres de forma respeitosa e efetiva, garantindo o acesso à justiça e aos serviços públicos”, afirmou.

Ela também citou números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para exemplificar a dimensão do problema. Segundo esses dados, 30% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2022. Entre 2011 e 2021, 49 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. “É um desafio para o Ministério Público pensar em formas de mudar essa realidade, e a Ouvidoria das Mulheres pode contribuir, pois é a ponte entre o Ministério Público e os grupos mais vulnerabilizados”, avaliou.

A programação contou ainda com a roda de conversa “Ativismo negro e político” e o painel “Protocolo não calem”. O dia de atividades foi encerrado com a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e a apresentação da primeira etapa do Protocolo de Atuação do Ministério Público com Perspectiva de Gênero.

Saiba mais

De 20 de novembro a 11 de dezembro, o CNMP participou do movimento nacional “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e grupos vulneráveis”. A mobilização visa apoiar o Ministério Público brasileiro no combate à violência de gênero, promover debates, sensibilizar a população e estimular a denúncia contra as várias formas de violência contra a mulher.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.