Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza palestra de acolhimento aos servidores e lança Manual de Atendimento ao Público

MPDFT

Menu
<

whatsapp image 2023 12 11 at 08.34.13

Campanha “Cuidando de quem cuida” foi uma realização da Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público e do Núcleo de Atenção às Vítimas

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou mais uma etapa da campanha “Cuidando de quem cuida”, voltada à promoção de ações de saúde e qualidade de vida dos membros e servidores que trabalham no atendimento ao público e na atenção às vítimas. A iniciativa é resultado de uma parceria promovida entre a Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público (APA) e o Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav) do MPDFT.

A programação contou com uma palestra da psicóloga Arielle Sagrillo, mestre em Psicologia Social e doutora em Psicologia Forense. Em sua explanação, ela abordou temas sobre escuta, acolhimento e autocuidado para a redução do risco de adoecimento em razão da constante exposição ao trauma. Além da organização gerida pela APA e pelo Nuav, as atividades da campanha “Cuidando de quem cuida” foram idealizadas em conjunto com a Assessoria Especial de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida (Apres) e a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor).

Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, ressaltou a importância do atendimento ao público e da proteção em relação às vítimas. “Esse tipo de iniciativa me deixa muito feliz. Se quem atender não estiver bem, naturalmente aquilo vai refletir na qualidade do atendimento, e isso não é o que a gente quer. É fundamental que compreendamos esse momento como uma parte muito importante dentro de toda a evolução que queremos dar no atendimento ao público, para que nós possamos fazer um trabalho de excelência”, enfatizou.

A ação desta quinta-feira marcou ainda o lançamento do Manual de Atendimento ao Público do MPDFT, uma publicação que oferece informações sobre os tipos de atendimentos, as ações atitudinais para acolhimentos especiais, os possíveis encaminhamentos internos e a outras instituições das redes locais, entre outras informações que envolvem o ciclo do atendimento. “É uma grande ferramenta que irá nos auxiliar. Somos um só Ministério Público, feito por todos nós. É fundamental que todos nós tenhamos esse manual como um livro de cabeceira do atendimento ao público, para que possamos prestar esse serviço à comunidade”, afirmou Georges Seigneur.

A promotora de Justiça e assessora de Políticas de Atendimento ao Público, Thaíse Dezen, lembrou que a Política de Atendimento ao Público (instituída pela Portaria Normativa nº 829/2022) nasceu ainda na gestão da ex-procuradora-geral de Justiça Fabiana Costa Barreto. E que, nesta gestão, a atual assessoria foi criada e implementada, como fruto de um trabalho conjunto. “Minha gratidão a todo o grupo de trabalho. Nada do que aconteceu, e nada do que ainda acontecerá, seria possível sem cada um de vocês, sem essa casa ter abraçado esse projeto e contribuído para o seu êxito”, destacou.

Em seu discurso, a promotora de Justiça e coordenadora do Nuav, Jaqueline Gontijo, comentou que o atendimento às vítimas exige uma atuação diferenciada das equipes. “A gente está tratando com pessoas que passaram por sofrimentos e, muitas vezes, ainda estão traumatizadas. Nossa missão é acolher e procurar estabelecer um sistema de justiça mais humanizado para as vítimas”, frisou Jaqueline, que aproveitou para celebrar a divulgação do Manual de Atendimento ao Público do MPDFT. “É um marco, que vai apoiar e respaldar o nosso trabalho”, disse a promotora.

Resultados e agradecimentos

Após a palestra e o lançamento da publicação, o evento da campanha “Cuidando de quem cuida” também apresentou uma mostra de resultados das ações executadas pela APA e pelo Nuav. Houve, ainda, um momento dedicado a homenagear os servidores e servidoras que se destacaram na busca da excelência no atendimento ao público e na promoção dos direitos das vítimas.

Em nome de todas as unidades administrativas do MPDFT envolvidas nestas ações, a coordenadora Administrativa das Promotorias de Justiça do Gama, Vyvyanny de Azevedo Gulart, agradeceu pelo cuidado direcionado, pela Administração Superior, aos servidores da Instituição. “A minha palavra é de gratidão pela forma como esta gestão tem cuidado, tem se voltado e tem visto o atendimento ao cidadão. E tem nos municiado de recursos, treinamentos e processos de melhoria, para uma efetividade e uma eficácia ainda maior nos atendimentos”, afirmou Vyvyanny.

Além dela, o chefe de Gabinete da Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Sobradinho, Juliano Gangussu, falou sobre a experiência na realização do Círculo de Apoio às Vítimas naquela localidade. “As pessoas que estiveram envolvidas, tanto servidores quanto promotores, sentiram que foi um trabalho que deu retorno. Não só as vítimas se sentiram felizes em participar, mas as pessoas se sentiram realizadas com aquele trabalho desempenhado”, explicou Juliano, que resumiu o real significada da ação. “Quando a gente sabe que nosso trabalho melhora a vida de alguém, a gente tem uma recompensa com isso, porque a nossa vida melhora também”.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.