Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Paranoá ganha Espaço de Atendimento ao Cidadão

MPDFT

Menu
<

espaco cidadao no paranoaOs moradores do Paranoá que buscam a defesa dos seus direitos por meio dos serviços oferecidos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) podem, agora, contar com duas novas salas de atendimento na Promotoria de Justiça do Paranoá. Nesta terça-feira, 28 de novembro, foi inaugurado o Espaço Cidadão, direcionado ao atendimento presencial, e o Espaço Digital de Atendimento ao Público, destinado ao atendimento por videoconferência.

A inauguração das salas segue a proposta da Portaria Normativa nº 829/2022, que estabelece a Política de Atendimento ao Público do MPDFT, composta por princípios, diretrizes, compromissos de atendimento e metas, dentre elas, a implementação de espaço físico e equipado para atendimento ao público nas unidades da instituição. Prioridade da atual gestão, a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O objetivo é oferecer ao público um atendimento de excelência. No espaço digital, por exemplo, os cidadãos que não têm acesso à internet ou dificuldades com a conectividade poderão participar de audiências ou receber atendimento do Ministério Público em outras unidades, sem a necessidade de deslocamento. Além disso, os novos espaços também contam com uma brinquedoteca e uma sala de espera.

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, destacou o trabalho da Assessoria de Atendimento ao Público durante o ano de gestão. “O atendimento ao público é um elo importante entre o Ministério Público e a população. O cidadão é a razão da existência do Ministério Público. Muitas vezes, ele tem em nosso trabalho a única solução na defesa dos seus direitos, por isso, temos que manter as portas sempre abertas. Cabe a nós defendermos os direitos dessas pessoas”, destacou.

De acordo com a assessora de Políticas de Atendimento ao Público, Thaise Dezen, o primeiro ano de gestão foi de muitas conquistas. “Estamos caminhando. As promotorias tiveram grande receptividade ao projeto e, por isso, gostaríamos de agradecer a cada servidor e membro que nos auxiliou e abraçou essa iniciativa conosco. Essa sala é um marco, uma grande mensagem de que, aqui no Ministério Público, o cidadão tem um lugar para chamar de seu”, disse.

O projeto já foi implementado nas promotorias de São Sebastião, Brasília II, Planaltina, Gama, Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. “A nossa alegria em inaugurar essas salas está na busca pelo aprimoramento do atendimento e por melhorias dentro da nossa Promotoria. Ter um espaço que prioriza a privacidade para o atendimento mostra que o MP está preocupado em tentar solucionar os problemas da sociedade, e que estamos atentos às necessidades da população”, reiterou o coordenador das promotorias de Justiça do Paranoá, Daniel Bernoulli.

Participaram do evento, ainda, o corregedor-geral do MPDFT, Nelson Faraco de Freitas; a secretária-geral do MPDFT, promotora de Justiça Cláudia Tomelim; o chefe de gabinete da procuradoria-geral de Justiça, promotor de Justiça Nísio Tostes; o assessor de Políticas Institucionais, promotor de Justiça Ruy Reis; e o chefe de gabinete adjunto, André Cappi.

Cuidando de quem cuida

Na segunda-feira, dia 27 de novembro, a Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público, a Assessoria Especial de Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida e o Núcleo de Atenção às Vítimas promoveram o encontro “Cuidando de quem cuida”.

A iniciativa, que contou com a presença de 50 pessoas, teve como objetivo o mapeamento das necessidades dos servidores responsáveis pelo atendimento ao público para o planejamento das ações para o ano de 2024.

A promotora de Justiça Jaqueline Gontijo reiterou a importância do trabalho colaborativo entre o Nuav e a Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público. “Entendemos que só podemos ter uma eficiente política de atendimento à vítima se a Instituição estiver preparada para atender o cidadão.

O MP precisa estar preparado para receber essa vítima, mas também precisa ir além e ter foco em seus integrantes. Por isso, promovemos o encontro Cuidando de quem cuida. O cuidado interno também é importante e, por isso, teremos o esforço de trabalhar mais isso no próximo ano”.

No dia 07 de dezembro, às 15h, no auditório do Edifício-Sede, será realizado um novo encontro para atenção aos membros e servidores que atuam no atendimento ao público. O evento contará com a palestra “Cuidando de quem Cuida” com a Psicóloga Arielle Sagrillo, que trará estratégias de escuta, acolhimento e autocuidado para redução do risco de adoecimento causado pela constante exposição ao trauma. Na mesma oportunidade, será lançado o Manual de Atendimento ao Público do MPDFT e realizada a mostra de resultados do Núcleo de Atenção às Vítimas e da Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.