Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade inspeciona mobilidade e acessibilidade no boulevard do Túnel Rei Pelé

MPDFT

Menu
<

Peritos do MPDFT elaborarão relatório sobre o que foi observado durante a vistoria

Rede Urbanidade vistoria boulevard do Túnel Rei PeléA Rede Urbanidade realizou, nesta terça-feira, 21 de novembro, vistoria no boulevard do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga. O grupo foi acompanhado por representantes da Administração Regional da cidade e da Secretaria de Obras, que detalharam aspectos do projeto e os itens ainda pendentes de execução.

A iniciativa partiu da Rede Cidadã de Taguatinga (Recita), que integra a Rede Urbanidade. Antes de iniciar a inspeção, o grupo foi recebido pelo administrador regional, Renato Andrade dos Santos, que elogiou a ação. “Temos todo o interesse em trabalhar junto com a sociedade civil”, afirmou.

Embora a obra viária tenha sido inaugurada em junho, a parte superior, por onde circulam pedestres e ciclistas, ainda não foi concluída. Na avaliação do promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, o aspecto mais visível é a falta de arborização no local. “A ideia de boulevard remete a um espaço acolhedor, onde seja agradável caminhar. Embora haja limitações técnicas para o plantio de árvores, é preciso pensar em uma solução”, afirmou.

Também não foram concluídos serviços ligados à acessibilidade e à mobilidade ativa, como instalação de piso tátil, implantação de paraciclos e conexão da ciclovia central do boulevard com outras partes da cidade. Foi observada ainda a necessidade de realocar faixas de pedestre para pontos mais seguros e a carência de informações sobre as linhas de transporte público que atendem a região. “Para que o boulevard seja considerado uma ‘rua completa’, que sirva a todos, esses aspectos precisam ser contemplados”, concluiu o promotor de justiça.

Os peritos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que acompanharam a vistoria produzirão um relatório sobre as condições de acessibilidade e mobilidade no boulevard, inclusive no que diz respeito ao acesso ao transporte público coletivo e à segurança para pedestres e pessoas com deficiência. Esse documento será compartilhado com os órgãos envolvidos para que possíveis soluções sejam apresentadas.

Saiba mais

Segundo o World Resources Institute - WRI Brasil, ruas completas são “ruas desenhadas para dar segurança e conforto a todas as pessoas, de todas as idades, usuárias de qualquer modo de transporte”. O conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, de forma a responder ao contexto local e às prioridades da comunidade.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.