Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT fará mutirão para reconhecimento de paternidade nesta sexta no Conjunto Nacional

MPDFT

Menu
<

O registro assegura direitos como recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios

Se você conhece alguém que não possui o nome do pai na certidão de nascimento, seja adulto ou criança, e que deseja iniciar um procedimento de investigação ou receber  orientação sobre o tema, a Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide) estará amanhã no Shopping Conjunto Nacional para tirar dúvidas e auxiliar no reconhecimento de paternidade. O horário de atendimento será das 9h às 17h, no 1º piso, em frente à loja  Magazine Luiza. 

As mães de crianças que foram registradas sem o nome do pai poderão iniciar procedimento para a formalização do reconhecimento de paternidade. Para isso, basta levar documento de identidade e a certidão de nascimento da criança. A Profide pode atuar nas situações em que o suposto pai não é conhecido ou não se sabe sua atual localização. Nesses casos, será aberta uma investigação da paternidade. Também é possível participar do programa se o pai estiver preso, morar fora do DF ou for falecido. Adultos que não têm o nome do pai na certidão também podem ser auxiliados pela Profide. 

No caso de investigações que precisem da realização do exame de DNA, haverá um laboratório presente para realizar a coleta que, eventualmente, poderá ser gratuita. Se não houver possibilidade da coleta do material genético no momento, a Profide poderá iniciar o procedimento para que o exame seja feito em momento posterior. 

Se for só uma questão de regularizar o registro, o pai poderá comparecer junto com a mãe da criança, e ali mesmo será realizado o reconhecimento voluntário de paternidade. Com a assinatura de um termo, o Ministério Público irá dar andamento para que a nova documentação da criança seja expedida, agora com o nome do pai na certidão de nascimento. 

Nos primeiros sete meses deste ano, o programa do Pai Legal auxiliou 332 mães a terem o reconhecimento da paternidade dos filhos sem a necessidade de ajuizar ação judicial. O promotor de Justiça Jamil Amorim reforça que ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança e do adolescente garantido na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. “O registro assegura direitos tais como recebimento de pensão alimentícia, regulamentação de convivência e direitos sucessórios”, explica. 

Pais ou mães interessados em solicitar uma investigação de paternidade podem participar do mutirão no Conjunto Nacional ou entrar em contato com a Profide pelo formulário eletrônico, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo celular/Whatsapp (61) 99363 5627. O contato telefônico pode ser feito pelos números (61) 3343-9557 / 3343-9964/ 3343-9876.

Serviço:

Atendimento Pai Legal no Conjunto Nacional

Local: 1º piso - em frente ao Magazine Luiza

Horário: das 9h às 17h 

Leia mais

Mês dos pais: histórias de reconhecimentos de paternidade possibilitados pela Profide

Pai Legal: o trabalho do MPDFT na defesa do reconhecimento de paternidade

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.