Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Atendimento pediátrico: Prosus realiza visita ao Hospital da Criança

MPDFT

Menu
<

Promotores de justiça estiveram no hospital nesta quarta-feira, 20 de setembro, e debateram questões como a fila da neuropediatra com representantes da instituição

Na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, os promotores de justiça Vinícius Bertaia e Marcelo Barenco, da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), realizaram visita ao Hospital da Criança José de Alencar, gerido pelo Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe). 

Segundo o promotor de justiça Vinícius Bertaia, a visita teve como objetivo acompanhar a prestação de serviço pediátrico no hospital, tanto no que diz respeito às instalações físicas, quanto ao serviço oferecido. Além disso, a Prosus quer avaliar a relevância da atuação do Hospital da Criança no cenário pediátrico da rede pública de saúde, especialmente quanto à sazonalidade das doenças respiratórias pediátricas.

"O hospital confirmou que vai manter os leitos destinados especialmente para sazonalidade respiratória pediátrica. Além disso, discutimos outros pontos importantes como a situação da neuropediatra, que atualmente é umas das especialidades pediátricas com maior represamento de atendimento, com uma das filas mais expressivas no âmbito infantil", destacou Bertaia.

Para o promotor Marcelo Barenco, "a excelência do serviço prestado pelo HCB é reconhecido em todo o país. A visita também serviu para que o Ministério Público tomasse conhecimento de algumas demandas da unidade de saúde, como a responsabilidade do Icipe nas demandas judiciais para a aquisição de medicamentos de alto custo e questões orçamentárias, dentre outras".

Também participaram da visita o presidente do Icipe, Francisco Duda, e a superintendente executiva, Valdenize Tizziani.

Recomendação

Na última semana,  promotores de justiça da Prosus já haviam se reunido com representantes da Secretaria de Saúde e expedido recomendação para que fossem realizadas melhorias no hospital, principalmente no que se refere à sazonalidade. Durante a visita, também foram apresentadas aos promotores de Justiça as dificuldades enfrentadas pelo hospital, propostas de solução e houve um diálogo aberto a respeito da situação do contrato de gestão.

A Prosus recomendou à Secretaria de Saúde (SES) e ao Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF), no dia 13 de setembro, que revisem o plano de enfrentamento à sazonalidade pediátrica. O objetivo é evitar as dificuldades observadas em anos anteriores no atendimento às doenças respiratórias e reforçar medidas preventivas.

Leia mais

Doenças respiratórias sazonais: Prosus recomenda mudanças no atendimento pediátrico

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.