Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Dia D NaMoral: estudantes mostram que a integridade mudou o ambiente escolar

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Em 2023, 25 escolas participam do NaMoral. Todas realizam um Dia D para familiarizar os estudantes com os temas centrais do projeto: integridade, honestidade e construção de um país melhor

O NaMoral não para. Na segunda-feira, 21 de agosto, no Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará (CEF 10), aconteceu o Dia D: a abertura dos trabalhos do projeto no semestre. A promotora de Justiça Luciana Asper fez uma palestra para os estudantes sobre ética e integridade. Também participaram as promotoras Kamilla Campos Allão e Maíra Simonelli. Fizeram parte do evento, aproximadamente, 350 alunos. Houve, ainda, apresentações artísticas dos estudantes.

A primeira atividade foi a escolha de um “herói da integridade”, ou seja, um personagem para reunir as qualidades morais que os estudantes acham que melhor representa a escola. As turmas criaram 12 heróis (clique para ver no Instagram) e foi feita uma votação. A escolhida foi a heroína “Niara”. O nome significa "determinada com seus desígnios", "mulher em busca de grandes objetivos", "aquela que tem grandes propósitos". Na luta pela paz, Niara se esforça para ser justa, para que um dia todos possam ser felizes em um mundo melhor.

“O projeto veio mudar muito a mente dos nossos alunos. Quando entrei aqui, nossa escola era bastante complicada, tinha uma comunidade bem difícil de trabalhar. Aos poucos, a gente tem trabalhado a consciência do que é integridade, de valores com os meninos, honestidade. Estamos tentando repassar para eles que o importante, no dia a dia, é perceber pequenos hábitos de desonestidade”, explica a professora de Ciências Marcela Cardoso de Rezende.

Para o João Soares, aluno do 9º ano do CEF 10, “desde que iniciou o NaMoral, o respeito está sempre presente, vejo as pessoas conversando com respeito, tem sido excelente”. “O projeto trouxe bastante benefício para a escola, como integridade, amizade, união, educação. Nas aulas, percebemos como fez diferença do ano passado para cá, a integridade, o respeito com o professor, com o amigo da sala. O NaMoral fez muito pela escola e por mim também, aprendi muita coisa”, conta Kelvin Sousa, também do 9º ano.

Marcelo Lima, do projeto “Picolé para todos” esteve presente também. O propósito da iniciativa é incentivar um comportamento íntegro. Funciona assim: é disponibilizado um freezer contendo picolés de vários sabores, sem vendedores. Cada pessoa escolhe o produto que quiser e deposita o valor correspondente, sem fiscalização. O valor arrecadado é destinado para a reposição do estoque.

Samambaia

No CEF 404 de Samambaia, o evento de apresentação do projeto ocorreu com uma turma de oitavo ano que implementou o projeto. Para a professora Maisa Xavier, que lidera o trabalho, “é um projeto muito bom, você consegue envolver todo mundo. O que percebi é que alunos que não gostavam de participar estão participando efetivamente, porque querem”, constata. 

Na opinião do estudante Caio Dutra, do CEF 404, “com o tempo, a gente foi se interessando bastante, a criatividade, a união dos amigos. Aprendi muita coisa nessa temporada, foi ótimo, vale a pena participar”.

Planaltina

Em Planaltina, estudantes do CEF 03 levaram o NaMoral  para o desfile em comemoração ao aniversário da cidade! A coreografia que passou pela avenida mostrou a heroína da escola, Ravena, enfrentando o vilão, Dr. Edson.

Capacitação

Em 2023, o projeto NaMoral passou a integrar a grade de disciplinas oferecidas como capacitação para professores da rede pública de ensino. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Educação. Ao todo, 63 professores de mais de 30 instituições de ensino participam das capacitações oferecidas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape): “NaMoral - O Jogo”, ofertada nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio; e a “Eletiva 1 - NaMoral: Edificando o comportamento íntegro”.

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