Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Semana do Caminhar 2023: evento no MPDFT terá debates e apresentação de pesquisa

MPDFT

Menu
<

Tema desta edição é “Cidades de 15 minutos”. Evento terá a participação dos deputados Max Maciel e Gabriel Magno,além do prof. Frederico Holanda, da UnB.

Nesta terça-feira, 8 de agosto, é comemorado o Dia do Pedestre. Para marcar a data, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recebe um evento com debates sobre propostas legislativas locais em benefício dos pedestres. Também haverá apresentação de pesquisas sobre as “Travessias do Eixão" e palestra sobre o tema com o professor Frederico Holanda, da Universidade de Brasília.

A atividade, que faz parte da Semana do Caminhar 2023, é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. O evento será realizado na sala de treinamento 1, das 9h30 às 12h. Também haverá transmissão pelo canal do MPDFT no Yotube.

A semana

A Semana do Caminhar 2023 vai de 6 a 12 de agosto. A sétima edição do evento, que é celebrado em todo o Brasil, tem com o tema “Cidades de 15 minutos”. No Distrito Federal, a iniciativa é coordenada pelas entidades Andar a Pé, Rodas da Paz, Brasília para Pessoas, Cicloviaativa e AMO700Sul, com apoio da Rede Urbanidade.

O tema desta edição busca estimular a reflexão sobre a proximidade no caminhar e como desenvolver cidades em que seja possível acessar serviços e direitos a 15 minutos a pé ou de bicicleta. O desafio #15minutosapé convida as pessoas a registrar em vídeo e fotos o que veem em seus trajetos de 15 minutos dentro de seis categorias de necessidades diárias: espaços públicos, alimentação, saúde, educação, acesso a transporte público e espaços culturais. Clique aqui para conhecer alguns dos vídeos já postados nas redes sociais.

Segundo Wilde Gontijo, um dos organizadores da semana, o objetivo é chamar a atenção para o papel dos pedestres nas cidades. “Queremos celebrar as pessoas como os principais atores no ambiente urbano e, assim, construir soluções para uma cidade mais humana”, afirma.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Serviço:
Semana do Caminhar 2023
Data: 8 de agosto
Local: sede do MPDFT, sala de treinamento 1
Horário: das 9h30 às 12h
Não é necessário inscrição prévia.Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.