Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodema fala de coleta seletiva e reciclagem para estudantes em Samambaia

MPDFT

Menu
<

A conversa com os estudantes faz parte de projetos do MPDFT que contribuem para a resolutividade e para a educação ambiental no DF

Na manhã desta quinta-feira, 29 de junho, o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), Roberto Carlos Batista, conversou com estudantes do Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia-DF (CEF 404) sobre a importância da separação de resíduos, da coleta seletiva solidária e da destinação do material reciclável pelos estabelecimentos públicos aos catadores. A iniciativa visa preparar a implementação de dois projetos em andamento.

O primeiro trata da compostagem de resíduos orgânicos, especialmente, oriundos da preparação dos alimentos das cantinas dos colégios públicos de ensino fundamental. Esse projeto foi contemplado, pela Procuradoria-Geral e pela Corregedoria-Geral do MPDFT como uma das iniciativas que contribuem para a resolutividade do Ministério Público brasileiro, por ocasião da  Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade da Corregedoria Nacional do Ministério Público.

O segundo se ocupa da educação ambiental para a coleta seletiva, com a inclusão de cooperativas de catadores. O projeto está sendo estruturado com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e visa capacitar formadores para a aplicação nas escolas públicas de ensino fundamental.

A exposição para os alunos do CEF 404 contou com a participação do presidente da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Samambaia, que explicou o trabalho desempenhado por esses trabalhadores naquela comunidade. Ele falou, ainda, da deficiência de um local adequado para a triagem e a importância da colaboração das pessoas na separação correta dos resíduos.

Para Batista “A deficiência na implementação da educação ambiental em todos os níveis de ensino  motivou o Ministério Público a tomar a iniciativa no setor de resíduos sólidos, justamente por envolver questões socioambientais. Elegeu-se inicialmente esse nível de ensino e estabelecimentos públicos, dada a maior quantidade de alunos e as deficiências na formação para o desenvolvimento sustentável”.

A proposta recebeu excelente aceitação pelos alunos, pelo diretor Paulo Rogério Ramos, pela vice-diretora Maria das Dores de Lima e pela coordenadora Katielle Sousa e Silva. Aplaudiram igualmente as atividades os professores: Sandra Lúcia Amancio Brambilla, David Antônio de Assis Rosa e Fernanda Muniz Àlvares. Ambos reconheceram a necessidade e utilidade de tais projetos no contexto do processo de ensino e aprendizagem e sobretudo na mudança de atitude. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.