Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Maio Amarelo: Rede Urbanidade lança campanha sobre excesso de velocidade

MPDFT

Menu
<

Iniciativa quer chamar atenção para necessidade de mudança de paradigma nas vias do Distrito Federal

O trânsito é o conjunto de todas as viagens. Imagem: o desenho de carro, moto, bicicleta, skate e uma pessoa caminhando.A Rede Urbanidade lança, nesta quarta-feira, 24 de maio, a campanha “O trânsito é o conjunto de todas as viagens”. A iniciativa de comunicação digital busca promover o debate sobre a segurança de todos os que se locomovem na cidade: pedestres, ciclistas, cadeirantes, motoristas, usuários de transporte público, motociclistas.

Os cards serão publicados nas redes sociais do MPDFT durante uma semana. A cada dia, um aspecto diferente será apresentado: a importância da redução da velocidade como forma de respeito à vida; estratégias para o controle da velocidade; e exemplos de iniciativas de sucesso, como as Zonas 30 e o projeto “Visão zero”.

Para o promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, a iniciativa é mais uma forma de chamar atenção para a importância desse debate. “Acreditamos que a mudança de paradigma é possível, mas ela depende de uma transformação cultural. Por isso, queremos sensibilizar a população do Distrito Federal para esse tema”, afirmou.

Revista

O conteúdo da campanha é baseado na primeira edição da revista Urbanidade, lançada em janeiro de 2023. Na publicação, dedicada aos temas de mobilidade sustentável, especialistas e ativistas discutem desafios e soluções relacionados ao excesso de velocidade. Em matérias, entrevistas e artigos, o assunto é tratado sob diferentes perspectivas.

Além dos riscos, tanto do ponto de vista coletivo quanto das vítimas individuais, são apresentados possíveis caminhos para o futuro da mobilidade no Distrito Federal. São discutidos os exemplos da Suécia, com seu programa Visão Zero, e de cidades que adotaram zonas de velocidade reduzida, como Santiago (Chile), Oxford (Inglaterra) e Amsterdã (Holanda).

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.