Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Conheça a exposição “Ilustradamente concreto” com fotos ilustradas por servidor do MPDFT

MPDFT

Menu
<

A exposição é composta por 12 imagens que homenageiam as Promotorias de Justiça do DF e a história da capital. É a primeira do órgão com áudio descrição e será itinerante pelos prédios do MPDFT.  

Integrar o MPDFT com a sociedade, gerar conexão, criar algo lúdico e leve, agregar com história e informação. Assim, o servidor Nilton Silva, da Secom, explicou sobre suas criações no lançamento da exposição itinerante “Ilustradamente concreto: ressignificando as casas do MPDFT”. Com a presença do procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, de servidores da Casa e familiares do designer gráfico, a mostra foi inaugurada no mezanino do edifício-sede, nesta terça-feira, 11 de abril, no hall de acesso ao restaurante. Ela passará por 15 locais e ficará, em média, um mês em cada Promotoria de Justiça do DF. 

O trabalho é uma homenagem a Brasília e às promotorias espalhadas pelo Distrito Federal. Considerando as particularidades de cada região administrativa, e com o objetivo de valorizar essa riqueza cultural e criar conexão com o público de cada localidade, 12 sedes do MPDFT foram retratadas por meio da união de fotografias e ilustrações. As criações já fizeram parte do calendário do MPDFT de 2022, e agora compõem a primeira exposição do órgão com áudio descrição das imagens e das legendas, por código QR.

 

Segundo Nilton, a origem do nome, a história da cidade ou a atribuição da Promotoria foram as principais fontes de inspiração para os desenhos de personagens, que, de maneira lúdica, invadem e ressignificam as fotografias. “Planaltina, significa coração do Planalto. O Gama é lembrado também pelo futebol. Taguatinga significa barro branco em Tupi, com essa conexão de arte, história e das peculiaridades de cada cidade, a gente mostra que nossos prédios são mais do que construções de concreto, mas também são lugares de conexão, de encontro, de pertencimento”, explicou Nilton. 

“A valorização e o incentivo à cultura são iniciativas importantes para nós do MPDFT”, destacou o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur. “Sabemos que a arte tem um poder transformador. Acho extremamente gratificante olhar a qualidade das obras que foram criadas, essa demonstração artística dos locais que ganharam mais alma a partir das criações. E a exposição também revela e valoriza talentos que temos no MP além dos ofícios que exercemos”, completou. 

Prestigiando o lançamento, também estava presente a mãe do servidor e artista. “Desde pequeno, ele deitava no chão e desenhava no caderno. Pequeninho, já dava para ver seu talento. Eu não imaginava que ia ganhar esse espaço todo, mas sabia que iria longe”, falou Antonia Silva, orgulhosa. O irmão Nélio Silva confirmou que Nilton sempre foi talentoso, e mais recentemente passou a aflorar também o lado empreendedor. O perfil no Instagram administrado pelo servidor Nilton Silva ganhou fama por invadir, com seus desenhos, fotos que retratam o DF. Já conhece o Candango na Foto? 

Processo criativo

“O desafio do processo criativo foi basicamente transformar palavras e informações em elementos visuais atraentes e memoráveis. Os rascunhos foram sobrepostos digitalmente às imagens originais e resultaram em composições que enganam o olhar. A intenção é que o observador veja duas vezes cada imagem: a primeira sem entender o contexto, apenas atraído pela narrativa visual, e a segunda, após ler a descrição, percebendo como esses mesmos elementos ganham um novo sentido”, explica.

 

Não deixe de conferir todas as ilustrações com as legendas e a audiodescrição. Clique aqui para acessar. 

 

Fique de olho no cronograma (sujeito a alteração):

  • 10/4/23 a 12/5/23 Sede do MPDFT (hall do restaurante Senac) 
  • 22/5/23 23/6/23 PJ do Paranoá
  • 3/7/23 a 4/8/23 PJ de Brazlândia
  • 14/8/23 a 15/9/23 PJ de São Sebastião
  • 25/9/23 a 27/10/23 PJ de Planaltina
  • 6/11/23 a 8/12/23 PJs Brasília II, Guará, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo 
  • 15/1/24 a 23/2/24 PJ de Águas Claras
  • 11/3/24 a 12/4/24 PJ de Taguatinga
  • 22/4/24 a 24/5/24 PJ de Ceilândia
  • 3/6/24 a 5/7/24 PJ de Samambaia
  • 15/7/24 a 16/8/24 PJ de Santa Maria
  • 26/8/24 a 27/9/24 PJ da Infância e Juventude
  • 18/11/24 a 18/12/24 PJ do Gama 
  • 13/1/25 a 14/2/25 PJ do Recanto das Emas
  • 24/2/25 a 28/3/25 PJ do Sobradinho
  • Secretaria de Comunicação
    (61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    facebook.com/mpdftoficial
    twitter.com/mpdft
    youtube.com/mpdftoficial
    instagram.com/mpdftoficial
.: voltar :.