Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT procura instituições que fomentem acesso do egresso ao mercado de trabalho

MPDFT

Menu
<

audiencia publica trabalho prisional imagem notaO Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove a campanha “Trabalho para egressos do sistema prisional”. O intuito é conhecer projetos e instituições, públicas e privadas, que fazem ou fizeram algum trabalho visando à qualificação e ao acesso do egresso no mercado de trabalho.

Segundo o Nupri, a ressocialização é um dos objetivos da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84), mas são poucas as oportunidades de trabalho ou estudo no sistema carcerário, e ao obter a liberdade, o egresso tende a encontrar dificuldades de ingressar no mercado. “A resistência em contratar surge na hora em que os empregadores emitem a certidão de antecedentes e verificam que aquele indivíduo já foi preso. Muitos não chegam sequer a ter uma colocação no mercado de trabalho e acabam enfrentando muitos preconceitos pela sociedade. Isso dificulta uma colocação formal”, explica a promotora de Justiça e coordenadora do Nupri, Vanessa Farias.

De acordo com a promotora, todo esse contexto contribui para o aumento da reincidência criminal, uma vez que a maioria das pessoas não têm uma profissão, não são qualificadas e não têm capacitação. “Ter a oportunidade de aprender um ofício, de se qualificar e se restabelecer no mercado de trabalho, seja como empregado ou como empreendedor, é muito relevante para a diminuição da reincidência e, consequentemente, da violência da cidade como um todo”, reitera Vanessa.

A iniciativa visa incentivar parcerias entre organizações e projetos que preparam e desenvolvem o retorno de egressos à sociedade. “Esse trabalho consiste em promover apoio psicológico, social, direcionamento para obtenção de documentos, inscrição em programas de qualificação, parcerias com instituições de ensino públicas ou privadas, e parcerias com empresas privadas para a recolocação profissional, com o acompanhamento do egresso”, pontua. Também podem se inscrever na campanha pessoas e profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, que desejam atuar como voluntários nessas instituições.

Para incentivar e fortalecer essas parcerias, o Nupri realizará, nos dias 23 e 24 de maio, seminário que terá como tema o trabalho de presos e egressos do sistema prisional. “A ideia é convidar instituições que queiram estreitar laços através dessa campanha para que participem do evento”, completa Vanessa. Para participar ou obter mais informações, envie os dados da sua empresa ou projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.