Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - “Criando e Recriando Laços”: MPDFT capacita servidores da Sedes

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Iniciativa visa fomentar a mediação de conflitos e as práticas restaurativas por meio da capacitação dos profissionais dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes

A Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou, nesta quarta-feira, 15 de março, mais uma edição do Círculo de Construção de Paz. Dessa vez, o encontro foi com a equipe da Diretoria de Atenção Integral às Famílias da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A iniciativa faz parte do Projeto “Criando e Recriando Laços”, que capacita profissionais dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes para a mediação de conflitos e as práticas restaurativas. O objetivo foi aprimorar a integração da equipe e fortalecer o uso da metodologia de círculos.

Para Ana Carolina Renault, a experiência com o projeto "Criando e Recriando Laços" foi maravilhosa. “Nós já tínhamos contato com o uso instrumentais e as técnicas, mas tivemos a oportunidade de aprofundar e, principalmente, entender como podemos aplicar em nosso cotidiano de trabalho. Foi riquíssimo, muito valioso e já estamos conseguindo sentir os impactos. Inclusive conseguimos fazer hoje, apenas um dia depois. Conseguimos implementar muito das técnicas discutidas lá e somos muito gratos”.

O projeto

“Criando e Recriando Laços: um incentivo à mediação de conflitos e círculos transformativos e de construção de paz nas casas de acolhimento” foi elaborado e executado pela 4ª e 6ª Promotorias de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude em parceria com a Cauto. Foi implementado em 2019 com a finalidade de fomentar a mediação de conflitos e as práticas restaurativas, em especial círculos de construção de paz, por meio da capacitação dos profissionais dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes do Distrito Federal. Para tanto, foi realizado curso com módulos teórico e de estágio supervisionado para capacitar técnicos e cuidadores dos abrigos a transformar conflitos por meio de mediações e facilitações de círculos de construção de paz.

Programa de Autocomposição do MPDFT

A Cauto, responsável pelo Programa Permanente de Incentivo à Política de Autocomposição do MPDFT, tem o objetivo de assegurar a promoção da Justiça e a disseminação da cultura da pacificação e da cidadania, além de promover a redução de litígios ao propor soluções consensuais por meio de mecanismos de negociação, mediação, conciliação, processo restaurativo e convenções processuais. A vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn, é a responsável pela coordenação-geral do programa.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.